Repository logo
 
Publication

Temporalidade performativa: a arte generativa enquanto poética e prática investigativa da memória multimodal

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
dc.contributor.authorVeiga, Pedro Alves da
dc.contributor.editorFechine, Ingrid
dc.contributor.editorCarrega, Jorge
dc.contributor.editorAraújo, Denize
dc.date.accessioned2025-11-06T14:53:05Z
dc.date.available2025-11-06T14:53:05Z
dc.date.issued2025-09
dc.description.abstractEste artigo propõe o enquadramento da arte generativa – que não a produção baseada em inteligência artificial generativa – enquanto território expandido de criação e investigação, com a temporalidade assumindo uma dimensão performativa. Visa, assim, apresentar referenciais teóricos para a criação artística multimédia baseada em código, e respetivas práticas e discursos, no cruzamento entre estética, tecnologia e memória. Discute-se o potencial da arte generativa para ressignificar os modos de criação, memória e experiência temporal, focando a dimensão poética do algoritmo, enquanto meio expressivo, técnico e artístico. Introduz-se o conceito de memória algorítmica multimodal, nele enquadrando os algoritmos que produzem fluxos de gerações e recombinações de imagens, textos e sons em tempo real. Estes algoritmos darão origem a performances efémeras, distintas, reconfiguráveis e contextualmente situáveis, funcionando como arquivos dinâmicos, recombinando memória (passado), cognição e sensorialidade (presente) e potencial (futuro). Estas criações não se apresentam como artefactos finalizados, e sim como processos cuja revelação se realiza a cada nova execução do código, em contínuo, com a temporalidade assumindo uma natureza performativa. Ao privilegiar o processo sobre o artefacto, estas práticas expandem os limites entre arte, tecnologia, percepção e cognição, potenciando experiências relacionais, fluidas e disruptoras.por
dc.description.sponsorshipCIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.identifier.citationVeiga, P.A. (2025). Temporalidade Performativa: a Arte Generativa enquanto Poética e Prática Investigativa da Memória Multimodal. In I. Fechine, J. Carrega & D. Araujo (Eds.) Perspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação Vol. 4 (pp. 36-57). Universidade Estadual da Paraíba.
dc.identifier.doi10.34623/q8z5-b191
dc.identifier.isbn978-989-9244-15-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20413
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherGrupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da Universidade Estadual da Paraíba
dc.relation.hasversionhttps://ciac.pt/publicacoes/perspectivas-luso-brasileiras-em-artes-e-comunicacao-vol-4/
dc.relation.ispartofseriesPerspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectArte generativa
dc.subjectmultimodalidade
dc.subjectmemória algorítmica
dc.subjecttemporalidade não-linear
dc.titleTemporalidade performativa: a arte generativa enquanto poética e prática investigativa da memória multimodalpor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.edition1
oaire.citation.endPage57
oaire.citation.startPage36
oaire.citation.titlePerspectivas Luso-Brasileiras em Artes e Comunicação
oaire.citation.volume4
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameVeiga
person.givenNamePedro Alves da
person.identifier2279332
person.identifier.ciencia-id4E19-DA38-48BA
person.identifier.orcid0000-0001-9738-3869
person.identifier.ridU-1628-2017
person.identifier.scopus-author-id57200069759
relation.isAuthorOfPublicationc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc30ae50a-0e02-4630-b192-ccf1719e2683

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
E-BOOK.PerspectivasLB.PAV.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: