Publication
Humanidades e universidade: que passado e que futuro?
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Franco, José Eduardo | |
dc.contributor.author | Paolinelli, Luísa Marinho Antunes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-02T16:03:33Z | |
dc.date.available | 2023-01-02T16:03:33Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | O projeto de Universidade de que somos herdeiros, desenvolvido na Idade Média, nasce assente no princípio da universalidade, no diálogo entre disciplinas e na demanda do conhecimento à luz de um ideário de procura da unidade dos saberes, garantindo ao mesmo tempo a sua autonomia epistemológica na construção de um saber mais holístico sobre a complexidade do ser humano e do cosmos. As disciplinas englobadas hoje nas «Humanidades» desempenhavam um papel central numa formação que se pretendia o mais possível unificadora das etapas de produção de conhecimento disciplinar fragmentário. Com a crescente deriva da especialização na construção do conhecimento e com a valorização das áreas científico-técnicas em nome de exigências económico-sociais, as tradicionais Humanidades têm sofrido uma secundarização no quadro universitário, correndo o risco, em alguns casos, do seu desaparecimento. É, assim, fulcral refletir sobre o seu lugar e futuro, entendendo a Academia como território de produção de saber aberto, com uma formação abrangente e englobante, de interação e construção de visões globais de conhecimento, contra os perigos da fragmentação ou coisificação. Esta assumida defesa das Humanidades passará por vencer a velha dicotomia entre Humanidades, pouco valorizadas da construção de um saber universitário, e as Ciências ditas «científicas» ou «duras», de forma a que se possa contribuir para humanizar e responsabilizar o conhecimento em nome de uma humanidade plenamente humana. | pt_PT |
dc.description.abstract | The University project of which we are heirs, developed in the Middle Ages, is born based on the principle of universality, in the dialogue between disciplines and in the demand for knowledge in the light of an ideal of seeking the unity of knowledge, while guaranteeing its epistemological autonomy in the construction of a more holistic knowledge about the complexity of the human being and the cosmos. The subjects encompassed today in the «Humanities» played a central role in an education that was intended as much as possible to unify the stages of producing fragmentary disciplinary knowledge. With the increasing drift of specialization in the construction of knowledge and with the valorization of scientific-technical areas in the name of economic and social requirements, the traditional Humanities have been suffering of less importance in the university framework, running the risk, in some cases, of disappearing. It is, therefore, crucial to reflect on its place and future, understanding the Academy as a territory of production of open knowledge, with a comprehensive and encompassing formation, of interaction and construction of global views of knowledge, against the dangers of fragmentation or objectification. This assumed defense of the Humanities requires overcoming the old dichotomy between the Humanities, little valued in the construction of university knowledge, and the so called «hard» Sciences, so that one can contribute to humanize and hold knowledge accountable in the name of a fully human humanity. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.24140/issn.1645-7250.rle52.08 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12889 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Universidade | pt_PT |
dc.subject | Humanidades | pt_PT |
dc.subject | Epistemologia | pt_PT |
dc.subject | Saberes | pt_PT |
dc.subject | Humanidade | pt_PT |
dc.subject | University | pt_PT |
dc.subject | Humanities | pt_PT |
dc.subject | Epistemology | pt_PT |
dc.subject | Knowledge | pt_PT |
dc.subject | Humanity | pt_PT |
dc.title | Humanidades e universidade: que passado e que futuro? | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 131 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 52 | pt_PT |
person.familyName | Franco | |
person.familyName | Paolinelli | |
person.givenName | José Eduardo | |
person.givenName | Luísa | |
person.identifier.ciencia-id | 8712-5B36-6B35 | |
person.identifier.ciencia-id | EC12-D5FD-8EBF | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5315-1182 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0904-665X | |
person.identifier.scopus-author-id | 36707535700 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bdd4ed16-b443-4c5a-ba88-871a453c9144 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9d2e80e3-8c2b-459e-9e7e-da74a51cf44f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9d2e80e3-8c2b-459e-9e7e-da74a51cf44f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- HUMANIDADES E UNIVERSIDADE Que passado e que futuro_.pdf
- Size:
- 221.12 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: