Repository logo
 
Publication

Humanidades e universidade: que passado e que futuro?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorFranco, José Eduardo
dc.contributor.authorPaolinelli, Luísa Marinho Antunes
dc.date.accessioned2023-01-02T16:03:33Z
dc.date.available2023-01-02T16:03:33Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO projeto de Universidade de que somos herdeiros, desenvolvido na Idade Média, nasce assente no princípio da universalidade, no diálogo entre disciplinas e na demanda do conhecimento à luz de um ideário de procura da unidade dos saberes, garantindo ao mesmo tempo a sua autonomia epistemológica na construção de um saber mais holístico sobre a complexidade do ser humano e do cosmos. As disciplinas englobadas hoje nas «Humanidades» desempenhavam um papel central numa formação que se pretendia o mais possível unificadora das etapas de produção de conhecimento disciplinar fragmentário. Com a crescente deriva da especialização na construção do conhecimento e com a valorização das áreas científico-técnicas em nome de exigências económico-sociais, as tradicionais Humanidades têm sofrido uma secundarização no quadro universitário, correndo o risco, em alguns casos, do seu desaparecimento. É, assim, fulcral refletir sobre o seu lugar e futuro, entendendo a Academia como território de produção de saber aberto, com uma formação abrangente e englobante, de interação e construção de visões globais de conhecimento, contra os perigos da fragmentação ou coisificação. Esta assumida defesa das Humanidades passará por vencer a velha dicotomia entre Humanidades, pouco valorizadas da construção de um saber universitário, e as Ciências ditas «científicas» ou «duras», de forma a que se possa contribuir para humanizar e responsabilizar o conhecimento em nome de uma humanidade plenamente humana.pt_PT
dc.description.abstractThe University project of which we are heirs, developed in the Middle Ages, is born based on the principle of universality, in the dialogue between disciplines and in the demand for knowledge in the light of an ideal of seeking the unity of knowledge, while guaranteeing its epistemological autonomy in the construction of a more holistic knowledge about the complexity of the human being and the cosmos. The subjects encompassed today in the «Humanities» played a central role in an education that was intended as much as possible to unify the stages of producing fragmentary disciplinary knowledge. With the increasing drift of specialization in the construction of knowledge and with the valorization of scientific-technical areas in the name of economic and social requirements, the traditional Humanities have been suffering of less importance in the university framework, running the risk, in some cases, of disappearing. It is, therefore, crucial to reflect on its place and future, understanding the Academy as a territory of production of open knowledge, with a comprehensive and encompassing formation, of interaction and construction of global views of knowledge, against the dangers of fragmentation or objectification. This assumed defense of the Humanities requires overcoming the old dichotomy between the Humanities, little valued in the construction of university knowledge, and the so called «hard» Sciences, so that one can contribute to humanize and hold knowledge accountable in the name of a fully human humanity.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle52.08pt_PT
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12889
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectHumanidadespt_PT
dc.subjectEpistemologiapt_PT
dc.subjectSaberespt_PT
dc.subjectHumanidadept_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectHumanitiespt_PT
dc.subjectEpistemologypt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectHumanitypt_PT
dc.titleHumanidades e universidade: que passado e que futuro?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage131pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume52pt_PT
person.familyNameFranco
person.familyNamePaolinelli
person.givenNameJosé Eduardo
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id8712-5B36-6B35
person.identifier.ciencia-idEC12-D5FD-8EBF
person.identifier.orcid0000-0002-5315-1182
person.identifier.orcid0000-0002-0904-665X
person.identifier.scopus-author-id36707535700
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbdd4ed16-b443-4c5a-ba88-871a453c9144
relation.isAuthorOfPublication9d2e80e3-8c2b-459e-9e7e-da74a51cf44f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9d2e80e3-8c2b-459e-9e7e-da74a51cf44f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
HUMANIDADES E UNIVERSIDADE Que passado e que futuro_.pdf
Size:
221.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: