Repository logo
 
Publication

Prática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantes

dc.contributor.authorPedrosa, Daniela
dc.contributor.authorAlmeida, Diana
dc.contributor.authorCastelhano, Maria
dc.contributor.authorMorgado, Leonel
dc.date.accessioned2025-05-29T16:02:35Z
dc.date.available2025-05-29T16:02:35Z
dc.date.issued2025en_US
dc.date.updated2025-05-29T09:50:41Z
dc.description.abstractEste artigo descreve uma prática educativa desenvolvida no Ensino Superior, no âmbito da Unidade Curricular Educação para as Redes Sociais, da Licenciatura em Produção Multimédia em Educação, com o objetivo de explorar a integração da Realidade Virtual Imersiva (RV-I) como ferramenta pedagógica. A atividade envolveu a exploração de um cenário virtual, a criação de uma publicação multimédia para disseminação no Facebook e a reflexão crítica sobre o papel do criador/gestor de conteúdos digitais. A prática simulou um ambiente profissional de redes sociais, com os estudantes a desempenharem esse papel. A sessão foi organizada em dois momentos: o primeiro dedicado à ambientação à RV através de um tutorial; o segundo à exploração do cenário virtual “Fundo do Mar” e à recolha de materiais. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, questionário aos estudantes e entrevista à docente. Os resultados indicam que, apesar de alguns constrangimentos técnicos (como problemas de ligação à Internet e limitações do cenário), a atividade foi percecionada como motivadora e inovadora. Os estudantes destacaram a imersão, a utilidade pedagógica da ferramenta e a vontade de repetir a experiência. A docente, por sua vez, salientou a importância da preparação técnica, da formação docente e da flexibilidade na planificação. Conclui-se que a RV-I apresenta potencial para enriquecer o ensino superior, desde que acompanhada de estratégias de implementação bem delineadas.por
dc.description.abstractThis article describes an educational practice developed in Higher Education within the Curricular Unit Education for Social Networks, part of the Degree in Multimedia Production in Education, with the aim of exploring the integration of Immersive Virtual Reality (IVR) as a pedagogical tool. The activity involved exploring a virtual scenario created within the REVEALING Project, creating a multimedia publication for dissemination on Facebook, and critically reflecting on the role of the digital content creator/manager. The practice simulated a professional social media environment, with students assuming that role. The session was structured in two parts: the first focused on VR familiarization through a tutorial; the second involved the exploration of the “Underwater World” scenario and material collection. Data were gathered through observation grids, a student questionnaire, and an interview with the professor. The results indicate that, despite some technical constraints (such as Internet connection issues and scenario limitations), the activity was perceived as motivating and innovative. Students highlighted the immersive experience, the pedagogical value of the tool, and expressed interest in repeating the experience. The professor, in turn, emphasized the importance of technical preparation, teacher training, and flexibility in planning. It is concluded that IVR has the potential to enrich higher education when accompanied by well-structured implementation strategies.eng
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.doi10.58152/APEduCJournal.543en_US
dc.identifier.issn2184-7436en_US
dc.identifier.slugcv-prod-4498009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19899
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.relation2021-1-DE01-KA220-HED-000032098en_US
dc.relation.hasversionhttps://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/543
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRealidade virtual imersiva
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectMultimédia
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectImmersive virtual reality
dc.subjectHigher education
dc.subjectMultimedia
dc.subjectSocial network
dc.titlePrática pedagógica com realidade virtual imersiva no ensino superior: experiência e perceções da docente e estudantespor
dc.title.alternativePedagogical practice with immersive virtual reality in higher education: instructor and students’ experience and perceptionseng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage121
oaire.citation.issue1en_US
oaire.citation.startPage106
oaire.citation.titleAPEduC Revistaen_US
oaire.citation.volume6en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNamePedrosa
person.familyNameCastelhano
person.familyNameMorgado
person.givenNameDaniela
person.givenNameMaria
person.givenNameLeonel
person.identifierR-000-93D
person.identifier.ciencia-idFC10-C486-DC7C
person.identifier.ciencia-id3217-0E88-A5AA
person.identifier.ciencia-id7119-981F-18A9
person.identifier.orcid0000-0001-9536-4234
person.identifier.orcid0000-0001-8659-9023
person.identifier.orcid0000-0001-5517-644X
person.identifier.ridF-2692-2010
person.identifier.scopus-author-id23025615500
rcaap.cv.cienciaid7119-981F-18A9 | LEONEL CASEIRO MORGADO
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication9f10ed31-c790-4496-b757-845b12aa42c1
relation.isAuthorOfPublicationc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02
relation.isAuthorOfPublication310d3b15-55de-40c7-8977-5becf9010910
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc0a2b83b-c710-4412-820c-42e122ed7c02

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
document.pdf
Size:
686.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: