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Média-arte digital aplicada à saúde pública: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilis

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorTavares, Mirian Nogueira
dc.contributor.advisorTinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros
dc.contributor.advisorLacerda, Juciano de Sousa
dc.contributor.authorOliveira Junior, Mauricio da Silva
dc.date.accessioned2023-02-13T10:42:43Z
dc.date.available2023-02-13T10:42:43Z
dc.date.issued2022-12-20
dc.date.submitted2023-02-13
dc.description.abstractO Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis e, diante da necessidade de enfrentar o problema, foram criadas ações de publicidade a fim de ampliar o conhecimento sobre a doença e a combater. Para contribuir na luta contra a infecção, esta tese tem como objeto de estudo o fortalecimento das ações de comunicação com o incremento arte mediada por tecnologia. O objetivo é investigar como um artefato tecnológico utilizado em campanhas de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis apresenta-se como uma alternativa à produção tradicional e qual o impacto do seu uso. Para construir essa análise, este estudo estabelece três objetivos específicos: a) identificar aspectos da Média-Arte Digital que podem tornar a comunicação de campanhas de saúde pública mais eficazes; b) detalhar como a Média-arte Digital complementa de forma relevante as campanhas de saúde pública; c) analisar o impacto de um artefato tecnológico associado à campanha de saúde pública para enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A fim de alcançar os objetivos, tem por fundamento as teorias pertinentes à área de estudo da Média-arte Digital e outras teorias da comunicação e das artes. Colaborou com esta pesquisa o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados alcançados apontam que o incremento de tecnologia como mediadora de campanhas publicitárias em saúde se mostra uma alternativa valiosa para promover a prevenção. Por fim, o estudo aponta um caminho que pode ser seguido para otimização de ações de comunicação desse tipo que venham a ser produzidas no futuro.pt_PT
dc.description.abstractBrazil faces a syphilis epidemic and given the need to face the problem advertising actions have been created to expand knowledge about the disease and fight it. This thesis has as its object of study the strengthening of communication actions with the increase of art mediated by technology in order to contribute to the fight against infection. Our aim is to investigate how a technological artifact used in public health campaigns to fight Sexually Transmitted Infections (STIs) presents itself as an alternative to the traditional production and what impacts its use. To build this analysis, we have established three specific objectives: a) to identify aspects of Digital Media Art that can make the public health communication campaigns more effective; b) Detail how Digital Media Art substantially complements public health campaigns; c) To analyze the impact of a technological artifact associated with a public health campaign to fight STIs. In order to achieve our goals, we base ourselves on theories which are relevant to the Digital Media-art studying area and other theorists of communication and the arts. The Laboratory of Technological Innovation in Health (LAIS) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) has collaborated with this research. The results achieved indicate that the increase in technology as a mediator of advertising campaigns in health proves to be a worthy alternative to promote prevention. Finally, we indicate a path to be followed in order to optimize communication actions of this kind that may be produced in the future.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira Junior, Mauricio da Silva - Média-arte digital aplicada à saúde pública [Em linha]: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilis. [S.l.]: [s.n.], 2022. 131 p.
dc.identifier.tid101707819pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13382
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSífilispt_PT
dc.subjectSifilis Não (projeto)pt_PT
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_PT
dc.subject#testetratecurept_PT
dc.subjectCampanha publicitáriapt_PT
dc.subjectMédia-arte digitalpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectSyphilispt_PT
dc.subjectSífilis Não Projectpt_PT
dc.subjectAdvertising campaignpt_PT
dc.subjectDigital media artpt_PT
dc.titleMédia-arte digital aplicada à saúde pública: a disrupção criativa no enfrentamento da sífilispt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameda Silva Oliveira Junior
person.givenNameMauricio
person.identifier.orcid0000-0002-1876-6392
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication341d6026-049a-46d3-a103-de0ed4b7e010
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery341d6026-049a-46d3-a103-de0ed4b7e010
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Média-Arte Digital em associação com a Universidade do Algarve apresentada à Universidade Abertapt_PT

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