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Literacia ambiental nos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

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Abstract(s)

A Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e dotar todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental que permita o sucesso do desenvolvimento sustentável. A escola tendo um papel primordial na educação dos alunos requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do ambiente. É pois fundamental avaliar a Literacia Ambiental dos docentes, nas suas vertentes cognitivas e atitudinais identificando as lacunas e procurando soluções para a promoção de um melhor desempenho, pois estes docentes serão elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos futuros cidadãos. O presente trabalho pretendeu avaliar a Literacia Ambiental dos docentes do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis. A metodologia utilizada foi a de inquérito com recurso a questionário escrito utilizado anteriormente na avaliação da Literacia Ambiental em alunos do ensino secundário, por Pedro (2009), Cordeiro (2010) e Almeida (2012) agora modificado e aplicado aos docentes. Com este questionário pretendeu-se avaliar o grau de proficiência em literacia ambiental dos docentes, com base na avaliação de duas componentes, atitudes e conhecimentos (conhecimento escolástico e conhecimento informal). Os resultados obtidos neste trabalho, poderão contribuir para o reconhecimento da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente nas escolas, relacionadas com a motivação e formação dos professores para que estes possam vir a ter um lugar mais ativo na preparação dos seus alunos num item tão transversal como a Educação Ambiental/ Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EA/EDS).
Education is a key way to promote behavioral changes and provide citizens with an Environmental Literacy to enable the success of sustainable development. The school has a primary role in student’s education and requires teachers committed and engaged with the problems of the environment. It is therefore essential to evaluate the Environmental Literacy of teachers, key elements in promoting educational success in school and in promoting their student’s literacy to develop future citizens. The present work was to evaluate the Environmental Literacy of teachers of the 2nd and 3rd cycle of basic education and secondary schools belonging to Soares Basto group, in Oliveira de Azeméis. The methodology used was a survey with a questionnaire already written previously used in assessing Environmental Literacy in secondary school students, by Pedro (2009), Cordeiro (2010) und Almeida (2012) und now adapted to teachers. This questionnaire is intended to assess the degree of Environmental Literacy of teachers, based on the evaluation of two components, attitudes and knowledge (scholastic knowledge and informal knowledge). The results obtained in this work, may contribute to the recognition of the need to implement environmental actions in schools, related to motivation and training of teachers so that they can have a more active place in the preparation of their students in a theme as EA/EDS.

Description

Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Educação ambiental Literacia Professores Atitude do professor Conhecimento Environmental literacy Education Scholastic and informal knowledge Attitudes Teachers of the 2nd and 3rd cycles and secondary

Pedagogical Context

Citation

Esteves, Sandra Margarida Morais Lemos - Literacia ambiental nos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis) [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 82 p.

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