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As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças : um estudo na região dos Açores e do Continente

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorRamos, Natália
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel Mateus da
dc.date.accessioned2009-03-25T09:29:01Z
dc.date.available2009-03-25T09:29:01Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionTese de Doutoramento em Psicologia na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.en
dc.identifier.citationSilva, Ana Isabel Mateus da - As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças [Em linha] : um estudo na região dos Açores e do Continente. Lisboa : [s.n.], 2008. 418 p.
dc.identifier.tid101188765
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1324
dc.language.isoporen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentoen
dc.subjectDesenvolvimento da criançaen
dc.subjectPerceçãoen
dc.subjectRepresentações sociaisen
dc.subjectFamília
dc.subjectCuidar
dc.subjectAfetividade
dc.subjectRelações pais-filhos
dc.subjectEstudos comparativos
dc.subjectEtnografia
dc.subjectAçores
dc.subjectLisboa
dc.subjectSetúbal
dc.subjectSantarém
dc.subjectPortalegre
dc.titleAs percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças : um estudo na região dos Açores e do Continenteen
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel Mateus da
person.identifier.ciencia-id7116-B959-480A
person.identifier.orcid0000-0002-2507-2970
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typedoctoralThesisen
relation.isAuthorOfPublication8b72ee30-0a54-4be9-9688-a1e54f61dca0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8b72ee30-0a54-4be9-9688-a1e54f61dca0

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