Repository logo
 
Publication

Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorBraz, Ana
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima dos Santos
dc.date.accessioned2024-03-07T12:35:27Z
dc.date.embargo2027-02-27
dc.date.issued2024-02-27
dc.date.submitted2024-03-07
dc.description.abstractO objeto de estudo deste trabalho consiste na análise semântico-pragmática e discursiva dos atos de elogio e de crítica proferidos pelos professores no decorrer das interações verbais em contexto pedagógico. São analisadas as estratégias linguístico-discursivas presentes nos atos de fala em questão, num corpus recolhido em quatro turmas de diferentes anos de escolaridade do ensino básico, assim como os respetivos efeitos perlocutórios. Os fundamentos teóricos da presente dissertação provêm nomeadamente da teoria dos atos de fala de Austin (1962) e de Searle (1969, 1979); da teoria de Goffman (1982), de Brown e Levinson (1987) e de Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 e 2010) sobre a cortesia verbal e a noção de face; do modelo de proxémica verbal proposto por Carreira (1997, 2014, 2015 e 2017) e dos mecanismos de atenuação e de intensificação verbal propostos por Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) e Kerbrat-Orecchioni (1992). O corpus recolhido apresenta atos de elogio que configuram apreciações avaliativas com recurso à intensificação linguística e atos de crítica com vários graus de atenuação. Constatámos que os docentes tendencialmente intensificam os atos de elogio e atenuam os atos de crítica, de modo a garantirem o equilíbrio das interações. A análise dos questionários permitiu-nos ainda concluir que os alunos se sentem mais confiantes e motivados quando são elogiados e com vontade de melhorar o seu desempenho quando são criticados.pt_PT
dc.description.abstractThis study consists of a semantic-pragmatic and discursive analysis of the acts of compliment and criticism uttered by teachers during verbal interactions in a pedagogical context. The linguistic and discursive strategies present in the speech acts in question are analysed in a corpus collected from four different grades, ranging from elementary to middle school, as well as the respective perlocutionary effects. The theoretical foundations of this dissertation come in particular from Austin's (1962) and Searle's theory of speech acts (1969, 1979); Goffman's (1982) concept of face; Brown and Levinson (1987) and Kerbrat-Orecchioni (1992, 2005 and 2010) theory of verbal politeness; the model of verbal proxemics proposed by Carreira (1997, 2014, 2015 and 2017) and the mechanisms of verbal attenuation and intensification proposed by Briz (1998, 2010), Albelda Marco (2005) and Kerbrat-Orecchioni (1992). The corpus includes acts of compliments that constitute evaluative judgements using linguistic intensification and acts of criticism with several degrees of attenuation. We found that teachers tend to intensify acts of compliment and to attenuate acts of criticism in order to keep interactions balanced. The analysis of the questionnaires allowed us to conclude that students feel more confident and inspired when they are complimented and more motivated to improve their performance when they are criticised.pt_PT
dc.identifier.citationSilva, Maria de Fátima dos Santos - Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básico [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2024. 130 p.
dc.identifier.tid203550919
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15831
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_PT
dc.subjectAnálise do discursopt_PT
dc.subjectElogiospt_PT
dc.subjectCríticapt_PT
dc.subjectAtenuaçãopt_PT
dc.subjectIntensificaçãopt_PT
dc.subjectClassroom discoursept_PT
dc.subjectDiscourse analysispt_PT
dc.subjectComplimentspt_PT
dc.subjectCriticismspt_PT
dc.subjectAttenuationpt_PT
dc.subjectIntensificationpt_PT
dc.titleOs atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMELP_MFatimaSilva.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: