Publication
Conto, logo leio! As minhas memórias, as tuas histórias... : um projeto para o 1.º ciclo do ensino básico
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Bastos, Glória | |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Raquel Tareco Ramos de Caimoto e | |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T16:03:15Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T16:03:15Z | |
dc.date.issued | 2025-07-04 | |
dc.date.submitted | 2025-07-23 | |
dc.description | Tese de Mestrado em Informação e Bibliotecas Escolares, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Os contos tradicionais e a tradição oral fazem parte do crescimento da criança, estimulando o seu imaginário e criatividade. Esta tradição ancestral, está intimamente ligada à construção do ser humano enquanto leitor. Através dessas narrativas, estimula-se e cria-se a curiosidade e a imaginação em torno do maravilhoso e do fantástico, que de certa forma irá influenciar o gosto da criança pela leitura, contribuindo para fazer dela uma leitora competente e assídua. Por outro lado, é através dos contos tradicionais que se podem trabalhar aspetos da construção do Eu da criança, permitindo assim que através da imaginação a criança se permita viver situações e experienciar sentimentos mesmo antes de passar por eles na realidade. Preparando, desta forma, a criança para a realidade e as suas diversas experiências. Com a ideia de que o conto tradicional, está a cair em desuso e com a consciência da sua importância, não só na infância, mas em qualquer idade, pretendeu-se criar um projeto que pudesse vir, de alguma forma, contrariar esta tendência. Assim, este projeto foi pensado como um contributo para manter a tradição oral e ainda dar a conhecer aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico uma forma diferente de contar histórias e de promover a animação de leitura, potenciando ainda uma nova forma de estar na biblioteca que não seja a mais tradicional, em que as crianças frequentam a biblioteca para ouvir histórias narradas com apoio do livro e para requisitar livros. | por |
dc.description.abstract | Traditional tales and oral tradition are part of children’s growth, stimulating their imagination and creativity. This ancestral tradition is closely linked to the construction of the human being, as a reader. Through those narratives, curiosity and imagination are stimulated. Which in a way will influence children’s preference for reading, contributing to make a competent and assiduous reader. On the other hand, it is through traditional tales that aspects of the construction of the children’s self-being can be worked on, thus allowing children to live in situations and experience feelings even before passing through them in reality. Preparing, in this way, children for reality and experiences in which once that passes through them, it is easier for them to deal. With the idea that the traditional tale is falling into disuse and with the awareness of its importance, not only in childhood, but at any age, it was intended to create a project that can somehow counteract this trend. Thus, this project was thought of as a contribution to maintaining the oral tradition and also making known to the students of the 1st cycle of Basic Education a different way of telling stories and promoting reading animation, also enhancing a new way of being in the library other than the so-called traditional, in which children attend the library to listen to stories narrated with the support of the book and to request books. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/20109 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Biblioteca escolar | |
dc.subject | Tradição oral | |
dc.subject | 1º ciclo | |
dc.subject | Ensino básico | |
dc.subject | Animação da leitura | |
dc.subject | Scholl library | |
dc.subject | Oral tradition | |
dc.subject | First cycle of basic education | |
dc.subject | Reading animation | |
dc.title | Conto, logo leio! As minhas memórias, as tuas histórias... : um projeto para o 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares |