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Novas tecnologias de processamento alimentar: avaliação da perceção do consumidor

datacite.subject.sdg02:Erradicar a Fomept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto de
dc.contributor.advisorCunha, Luís Miguel
dc.contributor.authorTeixeira, Rute
dc.date.accessioned2020-09-11T12:26:09Z
dc.date.available2023-07-16T00:30:20Z
dc.date.issued2020-07-16
dc.date.submitted2020-09-11
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consistiu na avaliação das atitudes dos consumidores portugueses em relação às novas tecnologias alimentares, com vista à sua segmentação, a qual permitirá o desenvolvimento de estratégias de comunicação adaptadas aos diferentes segmentos. Os consumidores foram entrevistados nas suas residências, selecionadas por recurso a técnicas de random route. De modo a garantir uma maior representatividade implementaram-se critérios de amostragem por quotas, controladas por sexo, faixa etária e localização (áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa). O questionário apresenta um conjunto de sete grupos de perguntas com as seguintes dimensões: i) subescalas Apelo Sensorial e Conveniência Alimentar do Food Choice Questionaire; ii) Inovação Agroalimentar; iii) Preocupação com o Preço/Custo dos Alimentos; iv) Conhecimentos sobre Nutrição; v) Neofobia e Neofilia Alimentares; vi) Neofobia e Neofilia em relação a novas tecnologias alimentares e vii) Suspeição associada a novos alimentos. Realizou-se uma análise fatorial exploratória, utilizando a Análise Fatorial em Componentes Principais de forma a reduzir os itens originais em diferentes fatores, com rotação Varimax. A consistência interna foi testada usando o α de Cronbach. O agrupamento K-means foi aplicado sobre os fatores resultantes. Todos os fatores produziram alta consistência, com um α de Cronbach entre 0,669 e 0,948. A análise de clusters rendeu quatro segmentos de consumidores. Os fatores Apelo Sensorial, Preço e Conveniência foram as dimensões mais importantes na escolha alimentar. Os consumidores portugueses apresentam aversão ao risco em relação às inovações agroalimentares. Os dados também indicam que há pouca adoção de inovação entre os portugueses, além de indicar um alto nível de neofobia em relação às novas tecnologias alimentares, contudo apresentam um baixo nível de neofobia em relação a novos alimentos, mas associado a altos níveis de suspeição.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this work was to evaluate the Portuguese consumers’ attitudes towards new food technologies, with a view to their segmentation, which will allow the development of communication strategies adapted to different segments. Consumers were interviewed at their homes, selected using random route techniques. In order to ensure greater representativeness, quota sampling criteria were implemented, controlled by gender, age and location (Porto and Lisbon Metropolitan areas). The questionnaire presents a set of seven groups of questions with the following dimensions: i) Sensory Appeal and Food Convenience subscales from the Food Choice Questionnaire, ii) Domain Specific Innovativeness, iii) Concerns about price/cost of food, iv) Food and Nutrition Knowledge, v) Food Neophobia Scale, vi) Food Technology Neophobia Scale, and vii) Suspicion regarding novel foods. An exploratory factorial analysis was carried out using the Principal Components method to reduce the original items into different factors, with Varimax rotation. Internal reliability was tested using Cronbach’s Alpha. K-means clustering was applied over the resulting factors. All factors yielded high consistency, with Cronbach’s-alpha ranging from 0.669-0.948. Clustering analysis yielded four segments of consumers. Appeal, price and convenience were the most important dimensions regarding food choice. Portuguese consumers were risk aversion towards food innovations. The data also indicate that there is little adoption of innovation among Portuguese people, besides indicating a high level of neophobia in relation to new food technologies, although it presents a low level of neophobia in relation to novel foods but associated with high levels of suspicion.pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, Rute - Novas tecnologias de processamento alimentar [Em linha]: avaliação da perceção do consumidor. [S.l.]: [s.n.], 2019. 132 p.
dc.identifier.tid202521575
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9995
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcessamento de alimentospt_PT
dc.subjectAvaliação nutricionalpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectInovações agroalimentarespt_PT
dc.subjectNovas tecnologiaspt_PT
dc.titleNovas tecnologias de processamento alimentar: avaliação da perceção do consumidorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade Abertapt_PT

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