Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
99.99 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentam-se alguns aspectos da evolução de uma metodologia de
ensino a distância multimédia para uma metodologia de ensino a distância on-line.
Inicialmente, são abordadas as características do ensino a distância multimédia e
do ensino a distância on-line, assim como as respectivas vantagens e inconvenientes.
Seguidamente, são dados exemplos de como se processa o ensino da Geografia a
nível do Ensino Superior, mediante a utilização dos dois sistemas de ensino a distância
acima referidos, assim como a Formação de Professores da mesma disciplina.
Como conclusão refere-se que o ensino a distância, nomeadamente o ensino a
distância on-line oferece novas possibilidades ao ensino da Geografia, pois permite o
desenvolvimento de um processo colaborativo entre estudantes localizados em diferentes
lugares, regiões ou mesmo pontos do Globo, virtualidade que se torna importante numa
era de globalização.
O ensino a distância multimédia continua a permitir um ensino da Geografia, cuja
qualidade se baseia nas características dos materiais postos à disposição dos estudantes e
oferece também a possibilidade de uma efectiva colaboração entre estes, nomeadamente, às escalas locais e regionais.
Description
Keywords
Ensino a distância Sistemas on-line Ensino da geografia Formação de professores Ensino superior
Citation
Ferreira, Manuela Malheiro Dias - Tendências do ensino superior e da formação a distância de professores de geografia. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 161-169