Repository logo
 
Publication

Novos públicos no ensino superior: abordagem à aprendizagem de estudantes maiores de 23

dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.contributor.authorBarros, Rita
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-01-17T09:30:37Z
dc.date.available2023-01-17T09:30:37Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‐se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‐se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‐se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‐factor Study Process Questionnaire (R‐SPQ‐2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‐nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‐pedagógico.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to describe how students grasp the various forms of learning and studying in Higher Education. From the epistemological point of view, our research fits into educational and developmental literature focused on the students’ learning and is based on the principle of Lifelong Learning. The rationale is based on Biggs’s Theory (1987). The cohort consists of 64 female students, over 23 years of age, attending Higher Education. The approach to learning was evaluated by the scale Revised two‑factor Study Process Ques‑ tionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resulting from the adaptation made to Portuguese. The results show that students preferentially adopt a superficial approach to learning. The conclusion of this study is that approaches are not watertight, and they vary according to the interest raised by the contents addressed and the need to learn them, factors that can be worked on at teach‑ ing and learning levels.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMONTEIRO, Angélica, BARROS, Rita, & MOREIRA, J. António (2015). Novos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23. Revista Portuguesa de Pedagogia, 49 (1), 131-149.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_6pt_PT
dc.identifier.eissn1647-8614
dc.identifier.issn0870-418X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13163
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/2577pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapt_PT
dc.subjectAbordagens à aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectLifelong learningpt_PT
dc.subjectApproaches to learningpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleNovos públicos no ensino superior: abordagem à aprendizagem de estudantes maiores de 23pt_PT
dc.title.alternativeNew audiences in higher education: approaches to learning by students over 23pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage149pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
person.familyNameReis Monteiro
person.familyNameMoreira
person.givenNameAngélica Maria
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
31.RPP.pdf
Size:
893.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: