Repository logo
 
Publication

Autoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagem

dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.contributor.authorBarros, Rita
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica
dc.date.accessioned2023-01-16T13:32:05Z
dc.date.available2023-01-16T13:32:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso a ambientes virtuais de aprendizagem e a análise do seu impacto no desenvolvimento técnico-profissional e psicossocial dos estudantes do ensino superior tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica, nomeadamente no domínio das ciências da educação. A presente investigação tem por objetivo descrever o impacto da utilização dos ambientes online no autoconceito académico de estudantes do ensino superior português (n=120), a partir da análise qualitativa das suas próprias perceções e narrativas, e tendo como referencial de fundo o modelo Community of Inquiry [1] no que concerne à aprendizagem em ambientes virtuais, que servirão de grelha de análise dos dados recolhidos. Os resultados mostram que estes ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado na aprendizagem, no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado em princípios como o construtivismo, a autonomia e a interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito académico dos estudantes do ensino superior, a nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a tarefa, Confiança nas suas capacidades e Relação com os colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, quer do ponto de vista de intervenção prática, quer em termos de investigações futuras.pt_PT
dc.description.abstractRegarding the new challenges faced by education today, the use of virtual learning environments and the analysis of their impact in the technical-vocational and psychosocial development in higher education students has conquered a growing interest amongst scientific community, namely in the field of social sciences. The object of this research is to describe the impact of using online environments on the academic self-concept of Portuguese higher education students (n= 120), based on the qualitative analysis of their own perceptions and narratives. The background standards of the research are supported by the most relevant theoretical models, with special emphasis on the Community of Inquiry Model [1]as far as learning in virtual environments is concerned, which will be used as an analytical grid for the collected data. The results show that these virtual learning, environments - which design is anchored in the development of competences and in learning seen from a pedagogical model based in the principles like constructivism, autonomy and interaction - may have very positive effects on the academic self-concept of higher education students in the various dimensions taken into consideration: Motivation, Orientation for the task, Trust in their own capacities and Relationship with colleagues. The implications of the results are discussed not only from a practical intervention point of view but also in terms of future research.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMOREIRA, J. António, BARROS, Rita & MONTEIRO, Angélica (2014). Autoconceito Académico em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22 (2), 31-46.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.31pt_PT
dc.identifier.issn1414-5685
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13156
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2386pt_PT
dc.subjectAutoconceito académicopt_PT
dc.subjectAmbientes virtuaispt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAcademic self-conceptpt_PT
dc.subjectVirtual environmentspt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleAutoconceito académico em ambientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Informática na Educaçãopt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameReis Monteiro
person.givenNameJ. António
person.givenNameAngélica Maria
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.ciencia-id161E-E43A-6E36
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
person.identifier.orcid0000-0002-1369-3462
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication793b9b66-6009-469c-83dd-d4ad35dd8647
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19.RBIE.pdf
Size:
829.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: