Repository logo
 
Publication

Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software social

dc.contributor.authorSilva, Victor Paulo Gomes da
dc.contributor.authorNegas, Mário Carrilho
dc.contributor.authorReis, Felipa Lopes dos
dc.date.accessioned2017-07-28T15:55:22Z
dc.date.available2017-07-28T15:55:22Z
dc.date.issued2010-04-15
dc.description.abstractO e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.pt_PT
dc.description.abstractE-Learning uses advanced technologies for the development of the students’ knowledge. For this purpose, it should be questioned if the applications that support micro-blogging, used in social networks, can play a positive role, as long as professors give them the optimal use and students interpret them as didactic tools. The Economist promoted an online debate concerning the value of social networks in education, and got diverse opinions, from “loss of time” and “ motive for deflection from the academic goals” to “enabling factor” (“Economist debates: Social networking ", 2008). The main goal of this theoretical study is to analyze the possible contributions of the social networks to the process of teaching/learning in e-Learning environment. Related to this, the present study refers to the relatively recent movement of the traditional institutions of higher education towards the adoption of applications as Facebook and Twitter, or other resources of this type, as a device to spread institutional information and reach potential students. In fact, these applications allow a close communication with the students and, based on this, Mazer et al. (2007) refer that the use of the social networks on the part of the professor can increase the students’ motivation and improve the relationship among them, thus contributing positively for their academic performance.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96656-3-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6618
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPlataformas de redes sociaispt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectRedes sociais na educaçãopt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectEnsino universitáriopt_PT
dc.subjectSocial network platformspt_PT
dc.subjectSocial networks in educationpt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.titleContributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software socialpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleI International Conference “Learning and Teaching in Higher Education”pt_PT
person.familyNameGomes da Silva
person.familyNameNegas
person.familyNameLopes dos Reis
person.givenNameVictor Paulo
person.givenNameMário Carrilho
person.givenNameFelipa
person.identifier.ciencia-id4315-B1E7-F05D
person.identifier.ciencia-id201C-F44D-2254
person.identifier.orcid0000-0002-4576-8238
person.identifier.orcid0000-0003-3541-1160
person.identifier.orcid0000-0001-8462-0810
person.identifier.ridM-4183-2013
person.identifier.scopus-author-id55481969600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication025afad7-e37d-44a9-98d7-de669e6e4a7a
relation.isAuthorOfPublicatione5d8cf75-d33a-4312-bdbf-623abb9553c6
relation.isAuthorOfPublication4329c6b5-7d63-4cc1-90fa-1c2b84ea543c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4329c6b5-7d63-4cc1-90fa-1c2b84ea543c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo final Mário-Évora.pdf
Size:
744.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: