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Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomé

datacite.subject.fosCiências Agrárias
datacite.subject.sdg02:Erradicar a Fome
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
dc.contributor.authorAntónio, Dilúvia Boa Morte Viegas d' Abreu
dc.contributor.authorMendonça, Álvaro Luís Pegado de
dc.contributor.authorAntónio, Meyer Madre de Deus Do Rosário António
dc.contributor.authorOliveira, Maria Rita Marques de
dc.contributor.authorMoura, Ana Pinto de
dc.date.accessioned2025-02-07T15:38:14Z
dc.date.available2025-02-07T15:38:14Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O enriquecimento da alimentação escolar deve ser acompanhado da utilização de produtos agrícolas locais e de baixo custo e que sejam bem aceitos pelas crianças. Em São Tomé e Príncipe, a banana é um dos alimentos mais produzidos, consumidos, e do seu cultivo, existem subprodutos como a lula/flor de bananeira com potencial uso na alimentação. Segundo a Lei n.º 4/2012, Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), para que sejam introduzidos novos ingredientes nos menus escolares, devem ser objeto de testes de aceitabilidade. OBJETIVOS: O objectivo do presente trabalho, foi avaliar a aceitabilidade da introdução e o aproveitamento de lula de bananeira na limentação escolar em São Tomé e Príncipe. METODOLOGIA: foram utilizados os métodos de avaliação sensorial, nomeadamente o teste de escala hedónica facial e duo trio, aonde participaram 106 provadores, sendo o primeiro teste com 92 alunos do ensino básico (6-14 anos) e segundo com 14 mestrandos treinados do Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe. As receitas avaliadas foram aquelas já utilizadas na alimentação escolar sendo, molho de peixe com arroz, salada de feijão e sopa de hortaliças preparadas com as variedades de lula de banana prata e maçã. RESULTADOS: Os resultados revelaram uma aceitabilidade acima do limite mínimo estabelecido pela Lei do Programa Nacional de Alimentação e Saúde do Escolar (PNASE) para inclusão de novas receitas, 85% (molho de peixe com arroz: 88%; salada de feijão: 87%; e sopa de hortaliças: 87%). No teste duo trio, não foram observadas diferenças significativas de sabor entre as variedades de lula de bananeira utilizadas (maçã e prata) (Tabela 1). CONCLUSÕES: A inclusão da lula/flor de bananeira nos menus escolares não é apenas uma alternativa economicamente viável, mas também culturalmente respeitosa e com uma aceitabilidade satisfatória dos alunos, representando uma alternativa promissora para enriquecer os menus escolares.por
dc.identifier.citationAntónio, D. B. M. V. A, Mendonça, A. L. P. L., de Oliveira, M. R. M., & de Moura, A. P. (2024). Avaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomé. XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição. Resumo Posters. Acta Portuguesa de Nutrição, 24, p. 64. (https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-resumos_cna-2022_po-pdf-3-2-2/; ISSN: 0873-4364)
dc.identifier.issn0873-4364
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19494
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação Portuguesa de Nutrição
dc.relation.hasversionhttps://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/https-actaportuguesadenutricao-pt-wp-content-uploads-2022-09-resumos_cna-2022_po-pdf-3-2-2/
dc.rights.uriN/A
dc.titleAvaliação da aceitabilidade do uso da lula de babaneira na alimentação escolar em São Tomépor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleXXIII Congresso de Nutrição e Alimentação da Associação Portuguesa de Nutrição. Resumo Posters. Acta Portuguesa de Nutrição
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

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