Publication
Estilos de aprendizagem em ambientes on-line
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Miranda, Luísa | |
dc.contributor.author | Morais, Carlos | |
dc.contributor.author | Dias, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T14:42:37Z | |
dc.date.available | 2024-09-10T14:42:37Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | A educação e a formação ao longo da vida constituem os pilares fundamentais do desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento. De acordo com a abordagem construtivista a dinâmica deste processo tem como referência não só o desenvolvimento de novas estratégias para a implementação das aprendizagens orientadas para o aluno, como também a adequação aos estilos individuais de aprendizagem e aos procedimentos desenvolvidos nos ambientes colaborativos de aprendizagem online. Como contributo para este desenvolvimento propomo-nos orientar este artigo a partir da reflexão sobre o conceito de estilo de aprendizagem, a integração dos tipos de estilo predominantes em cada indivíduo e a importância deste conhecimento para a concepção e desenho dos ambientes de aprendizagem online, enquanto meios de promoção da flexibilidade dos processos de educação e formação nos LMS (Learning Management Systems). Neste sentido, privilegiaremos a abordagem seguida por Alonso et al. (1999), na qual é sugerido que as pessoas manifestam preferências no processo de aprendizagem que se concentram em etapas, convencionando atribuir a cada uma delas um estilo de aprendizagem. Assim, são identificados pelos autores referidos quatro estilos de aprendizagem: activo, reflexivo, teórico e pragmático, os quais pretendemos analisar no presente contexto experimental no plano da sua articulação com as práticas de educação e formação nos ambientes síncronos e assíncronos disponibilizados pelos LMS. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16537 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ambientes online | pt_PT |
dc.title | Estilos de aprendizagem em ambientes on-line | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1820 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1897 | pt_PT |
oaire.citation.title | VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia | pt_PT |
person.familyName | Miranda | |
person.familyName | Morais | |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | Luísa | |
person.givenName | Carlos Manuel Mesquita | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier | N-6354-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | F01E-0B29-326B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7553-6059 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0537-0652 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3385-5243 | |
person.identifier.rid | N-6353-2013 | |
person.identifier.rid | F-1800-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 49864068900 | |
person.identifier.scopus-author-id | 49863980800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55769747744 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 53b1aec8-2a0a-4d59-ae9f-dea3024486b9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6d93c44b-5144-47c7-b139-3c2b0123d20d | |
relation.isAuthorOfPublication | 604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 53b1aec8-2a0a-4d59-ae9f-dea3024486b9 |