Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aspectos do processo de aquisição/aprendizagem da competência pragmática do português língua não-materna no caso de falantes do servo-croata

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMPLNM_GuilhermePietsch.pdf1.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho, inscrito no âmbito da Psicolinguística, teve como principal objetivo abordar questões acerca da aquisição/ aprendizagem da competência pragmática da Língua Portuguesa Não Materna (PLNM) em alunos adultos, falantes nativos de servo-croata. Para tal, constituímos uma amostra, dividida em 2 grupos, um de nível básico, com 6 alunos e outro, de nível intermediário, composto por 8 aluno e, por meio de um questionário, analisamos, no corpus recolhido, o modo como apresentaram a compreensão e produção dos atos linguísticos de recusa, aceitação, crítica, convite e pedido. Partimos da hipótese que alunos de nível mais avançado apresentariam maior competência pragmática, como também mais produção de atos linguísticos indiretos. Após a descrição e análise dos dados recolhidos, constatamos que alunos de nível inicial mostraram competência pragmática em PLNM, como também usaram estratégias de polidez linguística nas situações observadas, como os atos indiretos. Estas capacidades foram mais visíveis e convincentes nos alunos a partir do nível intermediário, porém, o nível linguístico não se revelou o único fator determinante, a fluência em outras línguas também deve ser considerada.

Description

Dissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta

Keywords

Ensino de línguas Português língua não materna Aquisição da linguagem Aprendizagem de línguas Sérvios Croatas

Pedagogical Context

Citation

Pietsch, Guilherme Serra - Aspectos do processo de aquisição/aprendizagem da competência pragmática do português língua não-materna no caso de falantes do servo-croata [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2016. 126 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue