Publication
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 05:Igualdade de Género | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Morgado, Lina | |
dc.contributor.author | Costa, Angélica | |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T13:24:20Z | |
dc.date.available | 2022-12-31T01:30:18Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 | pt_PT |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.citation | Costa, Angélica. (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal, Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Aberta | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11216 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.relation | Distance Education and Elearning Laboratory | |
dc.subject | Docência a distância | pt_PT |
dc.subject | Tutoria a distância | pt_PT |
dc.subject | Modelos de formação | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.title | Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal | pt_PT |
dc.title.alternative | Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) | pt_PT |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardTitle | Distance Education and Elearning Laboratory | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04372%2F2020/PT | |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | report | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca | |
relation.isProjectOfPublication | 42c58128-ac48-4fb2-bb48-c5b5d6faa031 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 2903efde-d8af-4eb5-8244-1aae69467bca |