Repository logo
 
Publication

Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuro

dc.contributor.authorNascimento, Lauriza
dc.contributor.authorLeal, Maria
dc.contributor.authorSpilker, Maria João
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2016-03-17T17:43:44Z
dc.date.available2016-03-17T17:43:44Z
dc.date.issued2015-01-12
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.pt_PT
dc.description.abstractThis paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.pt_PT
dc.identifier.citationNascimento, Lauriza [et al.] - Tutoria e tutor em educação a distância: retratos do presente versus visões para o futuro. "EaD em Foco [Em linha] : Revista Científica em Educação a Distância". ISSN 2177-8310. Vol 5, nº 1 (2015), p. 64-87pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i1.296pt_PT
dc.identifier.issn2177-8310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/5031
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTutoria em educação a distânciapt_PT
dc.subjectModelos de tutoria em EaDpt_PT
dc.subjectTutor em EaDpt_PT
dc.subjectModelos de Tutoria em universidades abertaspt_PT
dc.subjectTutoring modelspt_PT
dc.subjectDistance educationpt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectOpen universitiespt_PT
dc.titleTutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuropt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage87pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleEaD em Foco: Revista Científica de Educação a Distânciapt_PT
person.familyNameJoão Spilker
person.familyNameMorgado
person.givenNameMaria
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id4916-771B-1F66
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0003-1282-4691
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationce3a3344-cb9c-4983-8749-2850fb219c8e
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
nascimento_leal_spilker_morgado_revistaEADemfoco_brasil2014.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
artigo revista EADem Foco: nascimento_leal_spilker_morgado_revistaEADemfoco_brasil2014.pdf
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: