Publication
O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia | |
dc.contributor.author | Nicolau, Domingos | |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T12:03:00Z | |
dc.date.available | 2019-03-12T12:03:00Z | |
dc.date.issued | 2018-09-24 | |
dc.date.submitted | 2019-03-12 | |
dc.description.abstract | Este relatório de pesquisa é o produto duma investigação subordinada ao tema: “O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso. Este estudo identifica as principais manifestações do absentismo docente na escola básica, fatores a ele relacionados, suas consequências bem como ações em curso pelas autoridades governamentais e seus parceiros para reduzir ao mínimo o impacto deste fenómeno. A pesquisa examina dados recolhidos através de entrevistas efetuadas aos senhores Diretor Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, Diretor Adjunto da Escola, Professores e o Pessoal não docente da Escola Primária do 1º e 2º Grau Josina Machel em Chimoio, e conclui que o nível de conhecimento acerca dos instrumentos que regulam o processo do absentismo docente em Moçambique, em geral é baixo, pelo que há necessidade dos professores se familiarizarem mais com estes instrumentos tão importantes para a sua vida profissional. O estudo revelou-nos que este fenómeno se comporta de três formas (absentismo total parcial, e virtual, sendo que este segundo, o mais frequente). Sobre as suas causas, elas são várias, desde as ligadas à gestão até às causas não dependentes exclusivamente das lideranças escolares. O estudo sugere ainda que é preciso reforçar a supervisão escolar a vários níveis, nomeadamente lideranças de âmbito central, intermédias e locais, incluindo o papel desempenhado pelos Conselhos de Escolas, através do acompanhamento a par e passo do trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, daí que medidas urgentes devem ser equacionadas para que se possa melhorar o ambiente de trabalho dos professores na escola e por conseguinte o desempenho dos alunos. O estudo mostrou também, que o absentismo traz consigo consequências para todos atores educativos, sendo o aluno, ator que mais sobre recaem estas consequências. Por último, esta pesquisa mostrou -nos que os entrevistados estão conscientes de que o fenómeno do absentismo docente tem reflexo direto na qualidade de ensino e nos quadros que o País produz para o mercado de emprego. Contudo, já não se pode dizer o mesmo quanto as ações em mangas pelas autoridades educativas e seus parceiros para o combate deste fenómeno. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Nicolau, Domingos - O absentismo docente na escola básica em Moçambique [Em linha]: um estudo de caso. Chimoio: [s.n.], 2018. 173 p. | |
dc.identifier.tid | 202230228 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8025 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Absentismo | pt_PT |
dc.subject | Docentes | pt_PT |
dc.subject | Sistemas educativos | pt_PT |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de ensino | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Estudo de casos | pt_PT |
dc.subject | Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Teaching absenteeism | pt_PT |
dc.subject | School management | pt_PT |
dc.subject | Student achievement | pt_PT |
dc.title | O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta | pt_PT |