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O absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia
dc.contributor.authorNicolau, Domingos
dc.date.accessioned2019-03-12T12:03:00Z
dc.date.available2019-03-12T12:03:00Z
dc.date.issued2018-09-24
dc.date.submitted2019-03-12
dc.description.abstractEste relatório de pesquisa é o produto duma investigação subordinada ao tema: “O absentismo docente na escola básica em Moçambique - um Estudo de Caso. Este estudo identifica as principais manifestações do absentismo docente na escola básica, fatores a ele relacionados, suas consequências bem como ações em curso pelas autoridades governamentais e seus parceiros para reduzir ao mínimo o impacto deste fenómeno. A pesquisa examina dados recolhidos através de entrevistas efetuadas aos senhores Diretor Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Manica, Diretor Adjunto da Escola, Professores e o Pessoal não docente da Escola Primária do 1º e 2º Grau Josina Machel em Chimoio, e conclui que o nível de conhecimento acerca dos instrumentos que regulam o processo do absentismo docente em Moçambique, em geral é baixo, pelo que há necessidade dos professores se familiarizarem mais com estes instrumentos tão importantes para a sua vida profissional. O estudo revelou-nos que este fenómeno se comporta de três formas (absentismo total parcial, e virtual, sendo que este segundo, o mais frequente). Sobre as suas causas, elas são várias, desde as ligadas à gestão até às causas não dependentes exclusivamente das lideranças escolares. O estudo sugere ainda que é preciso reforçar a supervisão escolar a vários níveis, nomeadamente lideranças de âmbito central, intermédias e locais, incluindo o papel desempenhado pelos Conselhos de Escolas, através do acompanhamento a par e passo do trabalho desenvolvido pelos professores na sala de aula, daí que medidas urgentes devem ser equacionadas para que se possa melhorar o ambiente de trabalho dos professores na escola e por conseguinte o desempenho dos alunos. O estudo mostrou também, que o absentismo traz consigo consequências para todos atores educativos, sendo o aluno, ator que mais sobre recaem estas consequências. Por último, esta pesquisa mostrou -nos que os entrevistados estão conscientes de que o fenómeno do absentismo docente tem reflexo direto na qualidade de ensino e nos quadros que o País produz para o mercado de emprego. Contudo, já não se pode dizer o mesmo quanto as ações em mangas pelas autoridades educativas e seus parceiros para o combate deste fenómeno.pt_PT
dc.identifier.citationNicolau, Domingos - O absentismo docente na escola básica em Moçambique [Em linha]: um estudo de caso. Chimoio: [s.n.], 2018. 173 p.
dc.identifier.tid202230228
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8025
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbsentismopt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectSistemas educativospt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectQualidade de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectTeaching absenteeismpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectStudent achievementpt_PT
dc.titleO absentismo docente na escola básica em Moçambique : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT

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