Repository logo
 
Publication

Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Conceição
dc.contributor.authorDias, Paulo
dc.contributor.authorMorais, Carlos
dc.contributor.authorMiranda, Luísa
dc.date.accessioned2024-07-22T15:07:04Z
dc.date.available2024-07-22T15:07:04Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionComunicação apresentada na 2ª Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.pt_PT
dc.description.abstractDe entre as várias ferramentas suportadas pela internet, sobressaem os fóruns de discussão cujas características parecem ser de molde a facilitar a apropriação do contexto cultural, o desenvolvimento de um maior sentido de comunidade nos indivíduos que neles participam, e aprendizagens significativas através da comunicação e negociação de significados. Por outro lado, alguns resultados de investigação parecem indicar que os fóruns de discussão são um contributo valioso para o desenvolvimento profissional de professores que trabalham em situações de isolamento. Este é o relato de uma experiência de utilização de fóruns de discussão, no contexto de uma disciplina de Educação Matemática, em que participaram 31 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os professores manifestaram atitudes favoráveis em relação, quer ao trabalho realizado, quer ao seu contexto tecnológico, e, em particular, aos fóruns de discussão, não deixando dúvidas quanto à viabilidade deste tipo de projecto e quanto aos seus efeitos positivos a nível, quer das aprendizagens, quer da motivação dos intervenientes. Os professores parecem ter interiorizado algumas das potencialidades dos fóruns de discussão e de algumas das suas implicações para o ensino/aprendizagem de Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, parece que mais trabalho é necessário para que os professores fiquem conscientes de todas as implicações e delas aprendam a tirar o máximo partido, quer para a renovação e inovação das estratégias de ensino/aprendizagem, quer para o seu próprio desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn972-98456-1-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16299
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência Nónio Século XXIpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.nonio.uminho.pt/wp-content/uploads/2020/09/actas_challenges_2001.pdfpt_PT
dc.subjectFóruns de discussãopt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.titleFóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage444pt_PT
oaire.citation.startPage433pt_PT
oaire.citation.titleDesafios 2001/Challenges 2001: Actas da II Conferência Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educaçãopt_PT
person.familyNameDias
person.familyNameMorais
person.familyNameMiranda
person.givenNamePaulo
person.givenNameCarlos Manuel Mesquita
person.givenNameLuísa
person.identifierN-6354-2013
person.identifier.ciencia-idF01E-0B29-326B
person.identifier.orcid0000-0003-3385-5243
person.identifier.orcid0000-0003-0537-0652
person.identifier.orcid0000-0002-7553-6059
person.identifier.ridF-1800-2016
person.identifier.ridN-6353-2013
person.identifier.scopus-author-id55769747744
person.identifier.scopus-author-id49863980800
person.identifier.scopus-author-id49864068900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication604e3290-0b7a-4172-bf8a-f1cb2dc748bc
relation.isAuthorOfPublication6d93c44b-5144-47c7-b139-3c2b0123d20d
relation.isAuthorOfPublication53b1aec8-2a0a-4d59-ae9f-dea3024486b9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery53b1aec8-2a0a-4d59-ae9f-dea3024486b9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Forum de discussão_Desafios2001_Challenges2001.pdf
Size:
1022.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: