Repository logo
 
Publication

Auto-conceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas

dc.contributor.authorBarros, Rita
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2014-01-06T17:06:07Z
dc.date.available2014-01-06T17:06:07Z
dc.date.issued2013-08
dc.description.abstractEste estudo centra-se nos processos de mudança do autoconceito no período designado por pós-adolescência e traduz-se num estudo comparativo entre os níveis de autoconceito global de estudantes do ensino superior, iniciantes e finalistas. Recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo, a nossa amostra foi constituída por 552 sujeitos. Para a avaliação do nível de autoconceito global, valemo-nos da adaptação do Self Description Questionnaire III realizada por Faria e Fontaine (1992) a estudantes universitários portugueses. Concluímos que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de estudantes. Esses resultados podem ser compreendidos com base nas experiências e ansiedades vivenciadas pelos estudantes do ensino superior, quer no processo de adaptação ao contexto acadêmico, no caso dos que estão a iniciar a formação, quer na antecipação de reais dificuldades de inserção no mercado de trabalho, no caso dos finalistas.por
dc.description.abstractThe present study is centered in the changing processes of self-concept in the period assigned as following-teenage years and is expressed in a comparative study of global self-concept levels, between beginners and finalists higher education students. Based on a quantitative methodology, our sample was composed by 552 individuals. To evaluate the global self-concept level, we used the Self Description Questionnaire III, adapted by Faria and Fontaine (1992) with Portuguese university students. We conclude that there doesn’t exist significant differences between the two groups of students. These results can be understood from the experiences and anxieties lived by higher education students, both in the adaptation process to the academic context, in the case of beginners, or in anticipation of real difficulties in labor market integration, in the finalist’s case.por
dc.identifier.citationBarros, Rita; Moreira, J. António - Auto-conceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistas. "Psicologia em Revista". ISSN 1677-1168 (Print) 1678-9563 (Online). Vol. 19, Nº 2 (ago 2013), p, 232-249por
dc.identifier.issn1678-9563
dc.identifier.issn1677-1168
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2747
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherPUC Minaspor
dc.relation.publisherversionhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/issue/current/showTocpor
dc.subjectAutoconceito globalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPós-adolescênciapor
dc.subjectGlobal self-conceptpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectPost adolescencepor
dc.titleAuto-conceito global em estudantes do ensino superior: um estudo comparativo entre iniciantes e finalistaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelo Horizonte, Brasilpor
oaire.citation.endPage249por
oaire.citation.startPage232por
oaire.citation.titlePsicologia em Revistapor
oaire.citation.volume19por
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ArtigoPublicadoPsicologiaEmRevista.pdf
Size:
141.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: