Publication
A literatura na aula de lĂngua estrangeira e a competĂȘncia intercultural
dc.contributor.author | Sequeira, Rosa Maria | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T14:38:01Z | |
dc.date.available | 2019-05-02T14:38:01Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O Quadro Europeu Comum de ReferĂȘncia para as lĂnguas do Conselho da Europa, documento que atualmente orienta o ensino aprendizagem das lĂnguas no espaço europeu, menciona a competĂȘncia plurilingue e pluricultural como princĂpio organizador dos curricula de lĂnguas. A ĂȘnfase na competĂȘncia plurilingue e pluricultural, complexa e compĂłsita, pressupĂ”e que um melhor conhecimento de diferentes lĂnguas e culturas contribui para o respeito mĂștuo e melhor comunicação numa Europa de identidades e culturas mĂșltiplas. Neste contexto, embora se reconheça que âas literaturas nacionais e regionais dĂŁo um contributo da maior importĂąncia para a herança cultural europeiaâ e que elas sĂŁo âum recurso comum e precioso a ser protegido e desenvolvidoâ (op. cit: 89), acabam por prevalecer no documento os descritores de competĂȘncias comunicativas que, de pendor mais educativo ou mais linguĂstico, sĂŁo sobretudo pragmĂĄticos e funcionais numa abordagem que explicitamente pretende ser âorientada para a açãoâ (op. cit.: 29). Acresce que, assumindo um programa sociopolĂtico que pretende potenciar o intercĂąmbio de pessoas num contexto pan-europeu e a comunicação entre os cidadĂŁos europeus para lĂĄ de fronteiras linguĂsticas e culturais, as novas tecnologias da informação e comunicação sĂŁo encaradas como um fator a nĂŁo depreciar. O meu ensaio pretende demonstrar as virtualidades do texto literĂĄrio para a promoção da competĂȘncia plurilingue e pluricultural, ao mesmo tempo que considera alguns obstĂĄculos estruturais e conceptuais no ensino da literatura em lĂngua estrangeira, abordando a anĂĄlise de prĂĄticas e fazendo sugestĂ”es metodolĂłgicas, nĂŁo ignorando as novas possibilidades que as TIC vieram proporcionar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sequeira, Rosa Maria - A literatura na aula de lĂngua estrangeira e a competĂȘncia intercultural. "Revista de Estudos LiterĂĄrios" [Em linha]. ISSN 2182-1526 (Online) 2183-847X (Print). Vol. 3 (2013), 20 p. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-1526 (Print) | |
dc.identifier.issn | 2183-847X (Online) | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8136 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/1983/2041 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | LĂnguas estrangeiras | pt_PT |
dc.subject | Literatura | pt_PT |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_PT |
dc.subject | CompetĂȘncia intercultural | pt_PT |
dc.title | A literatura na aula de lĂngua estrangeira e a competĂȘncia intercultural | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revistra de Estudos LiterĂĄrios | pt_PT |
person.familyName | Sequeira | |
person.givenName | Rosa Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 3512-0E40-D6CB | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7501-8780 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3bca75e6-53b7-473f-a65f-38ba7f4bbbab | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3bca75e6-53b7-473f-a65f-38ba7f4bbbab |