Repository logo
 
Publication

Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorPereira, João
dc.contributor.authorOliveira, Marcelo
dc.date.accessioned2020-09-21T13:51:00Z
dc.date.available2020-09-21T13:51:00Z
dc.date.issued2020-07-14
dc.date.submitted2020-09-21
dc.description.abstractO setor aéreo sempre foi conhecido pela sua luta continua, ou seja, cortar custos, gerir necessidades dos clientes, acompanhamento de requisitos de qualidade e segurança, enquanto mantem os serviços e satisfaz as necessidades de vários grupos de clientes. A indústria volátil torna desafiador para as transportadoras encontrar um equilíbrio entre fornecer serviços de alta qualidade para os clientes, mantendo os custos baixos. Diferentes modelos de negócios têm sido testados, com as Low-Cost tentando eliminar gradualmente a maioria dos serviços, deixando apenas o básico. No entanto, os serviços permanecem como uma pedra angular do transporte aéreo e da lucratividade de uma companhia aérea que depende de que tipo de serviços é prestado e de quão bem prestam para manter os seus clientes satisfeitos. O objetivo deste estudo consiste em identificar os determinantes do fenómeno low-cost em Portugal, isto é, em que medida é que estamos perante uma tendência natural, face a hábitos comportamentais ou a necessidade emergente dos mercados / consumidores, ou uma resposta a um contexto de retração económica. Na prossecução deste objetivo procurar-seá, também, identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso na redução radical de custos. Assim, partindo desta problemática, a pergunta de partida, sobre a qual assenta a pesquisa, desdobra-se em duas questões essenciais: será o fenómeno low-cost no setor da aviação civil em Portugal uma conjuntura, ou constrangimentos observados no contexto da indústria e qual o papel do consumidor? Na resposta às questões que orientam o presente estudo, a contrastar com os achados na literatura, recorreu-se a um estudo exploratório e a uma abordagem metodológica de natureza quantitativa. Para a recolha de dados foi utilizado como instrumento um questionário online semiestruturado.pt_PT
dc.description.abstractThe airline industry has always been known for its continuous struggle, that is, cutting costs, managing customer needs, monitoring quality and safety requirements, while maintaining services and meeting the needs of various groups of customers. The volatile industry makes it challenging for carriers to strike a balance between providing high-quality services to customers while keeping costs low. Different business models have been tested, with LLCs trying to phase out most services, leaving only the basics. However, services remain a cornerstone of air transport and the profitability of an airline that depends on what kind of services are provided and how well they are doing to keep their customers happy. The objective of this study is to identify the determinants of the low-cost phenomenon in Portugal, that is, the extent to which we are facing a natural trend, in the face of behavioral habits or the emerging needs of markets / consumers, or a response to a context economic downturn. In pursuit of this objective, we will also seek to identify which factors contribute to the success in the radical reduction of costs. Thus, starting from this problem, the starting question, on which the research is based, unfolds in two essential questions: will the lowcost phenomenon in the civil aviation sector in Portugal be a conjuncture, or constraints observed in the context of the industry and what is the consumer's role? In response to the questions that guide the present study, in contrast to the findings in the literature, an exploratory study and a quantitative methodological approach were used. For data collection, a semi-structured online questionnaire was used as an instrument.pt_PT
dc.identifier.citationOliveira, Marcelo - Análise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal [Em linha]: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores? [S.l.]: [s.n.], 2020. 110 p.
dc.identifier.tid202521737
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10021
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTransporte aéreopt_PT
dc.subjectCompanhia aérea low-costpt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectPreçospt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectMercadospt_PT
dc.subjectQualidade do serviçopt_PT
dc.subjectFidelizaçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectLow-cost companypt_PT
dc.subjectPrice strategypt_PT
dc.subjectConsumer behaviorpt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectLoyaltypt_PT
dc.subjectServicespt_PT
dc.titleAnálise dos determinantes do fenómeno low-cost nos transportes aéreos em Portugal: tendência natural ou necessidade emergente dos mercados/consumidores?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMG_MarceloOliveira.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format