Repository logo
 
Publication

Tutoria com agentes inteligentes na educação online

dc.contributor.authorGuerreiro, Anibal
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorMorgado, Lina
dc.date.accessioned2019-12-06T15:32:11Z
dc.date.available2019-12-06T15:32:11Z
dc.date.issued2019-10
dc.descriptionRevista Teias. Vol. 20 (Edição Especial - 2019): Educação ativista na cibercultura: experiências pluraispt_PT
dc.description.abstractA evolução tecnológica, particularmente a Inteligência Artificial, tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na Educação e, consequentemente, no Ensino à Distância. Tais mudanças exigem transformações significativas, especialmente no processo de ensino e aprendizagem, de forma a minimizar a incapacidade dos docentes e tutores responderem na totalidade às solicitações de suporte por parte dos alunos e, por isso, a enorme necessidade de potenciar as tecnologias existentes, com o objetivo de minorar essa dificuldade. Este artigo tem como objetivo caracterizar os agentes inteligentes e a sua importância pedagógica para a tutoria na educação online. A metodologia utilizada baseou-se no método dedutivo, resultante do processo de pesquisa bibliográfica e documental, em consonância com a investigação de doutoramento em curso sobre a temática dos tutores inteligentes. Como resultados, a literatura especializada tem destacado a enorme vantagem da utilização dos agentes inteligentes no ensino superior online.pt_PT
dc.description.abstractTechnological evolution, particularly Artificial Intelligence, has contributed to changes in almost all dimensions of our society, in education and in Distance Learning. Such changes require significant transformations in the teaching and learning process in order to minimize the inability of Virtual Tutors to respond to students' requests for support and, therefore, the need to improve existing technologies, with the aim of reducing this difficulty. This article aims to characterize intelligent agents and their pedagogical importance for tutoring in online education. The methodology used was based on the deductive method, resulting from the bibliographic and documentary research process, in consonance with the ongoing doctoral research on the subject of virtual tutors. As a result, the literature has highlighted the enormous advantage of using intelligent agents in online higher education.pt_PT
dc.description.abstractLa evolución tecnológica, particularmente la Inteligencia Artificial, ha contribuido a los cambios en casi todas las dimensiones de nuestra sociedad, en la educación y en la Enseñanza a Distancia. Estos cambios requieren transformaciones significativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje para minimizar la incapacidad de los Tutores Virtuales para responder a las solicitudes de apoyo por parte de los alumnos y por lo tanto la necesidad de mejorar las tecnologías existentes con el objetivo de aliviar esa dificultad. Este artículo tiene como objetivo caracterizar a los agentes inteligentes y su importancia pedagógica para la tutoría en la educación online. La metodología utilizada fue basada en el método deductivo, resultante del proceso de investigación bibliográfica y documental, en consonancia con la investigación de doctorado en curso sobre la temática de los tutores virtuales. Como resultados, la literatura especializada ha destacado la enorme ventaja del uso de los agentes inteligentes en la enseñanza superior en línea.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuerreiro, Aníbal; Melaré Vieira Barros, Daniela Melaré Vieira; Morgado, Lina - Tutoria com agentes inteligentes na educação online. "Revista Teias" [Em linha]. ISSN 1518-5370 (Print) 1982-0305 (Online). Vol. 20, nº esp. (2019), p. 184-198pt_PT
dc.identifier.doidoi:https://doi.org/10.12957/teias.2019.43038pt_PT
dc.identifier.eissn1982-0305 (Online)
dc.identifier.issn1518-5370 (Print)
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8867
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43038pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectTutoria virtualpt_PT
dc.subjectAgentes inteligentespt_PT
dc.subjectEducação onlinept_PT
dc.titleTutoria com agentes inteligentes na educação onlinept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio de Janeiro, Brasilpt_PT
oaire.citation.endPage198pt_PT
oaire.citation.startPage184pt_PT
oaire.citation.titleRevista Teiaspt_PT
person.familyNameGuerreiro
person.familyNameBarros
person.familyNameMorgado
person.givenNameAnibal
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameLina
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-idDA1C-8D7A-8A82
person.identifier.orcid0000-0001-6512-6788
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0002-4973-6727
person.identifier.ridD-3122-2012
person.identifier.scopus-author-id55980016200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication73d3f7f9-4e3f-4b63-8e6c-f68078222aca
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery176c0efa-4887-4890-adb3-24429d7f89cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anibalguerreiro_danielabarros_linamorgado.pdf
Size:
344.32 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
ficheiroPDF
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: