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Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificada
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Pedro | |
dc.contributor.author | Reis, Sónia da Conceição Afonso dos | |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T07:38:00Z | |
dc.date.available | 2025-05-27T07:38:00Z | |
dc.date.issued | 2025-05-05 | |
dc.date.submitted | 2025-05-27 | |
dc.description | Mestrado em Administração e Gestão Educacional, apresentada à Universidade Aberta | |
dc.description.abstract | Partindo da massificação e democratização da educação, questiona-se o suporte que as lideranças poderão proporcionar perante a diversidade encontrada nos contextos educativos, analisando as perspetivas dos professores relativamente aos conceitos de inclusão e aplicação do decreto-lei nº. 54 de 2018, assim como o suporte por parte da equipa multidisciplinar de apoio e da direção da respetiva unidade orgânica relativamente ao processo de inclusão. Apresenta-se uma breve revisão de estudos internacionais sobre a equidade e inclusão, realçando a emergência de ajuste de práticas educativas que contemplem respostas diferenciadas e personalizadas. Para atender a essa diversidade, permitindo a todos realizar aprendizagens, a diferenciação curricular no seio da criação de uma real comunidade de aprendizagem afigura-se como um recurso a priorizar. Analisam-se alguns indicadores portugueses que apontam no sentido da necessidade de monitorizar a implementação do regime jurídico de apoio à educação inclusivo e delineiam-se perspetivas de ação orientadas para responder à heterogeneidade presentes nas salas de aula, concretamente focando a formação de professores e as práticas em equipa educativa como elementos essenciais para uma resposta educativa de sucesso assente numa comunidade inclusiva. | por |
dc.description.abstract | Starting from the massification and democratization of education, this study questions the support that leadership can provide in the face of the diversity encountered in educational contexts. It analyzes teachers' perspectives regarding the concepts of inclusion and the application of Decree-Law No. 54 of 2018, as well as the support offered by the multidisciplinary support team and the administration of the respective organizational unit in the inclusion process. A brief review of international studies on equity and inclusion is presented, highlighting the urgency of adjusting educational practices to include differentiated and personalized responses. To address this diversity and enable all students to engage in meaningful learning, curricular differentiation within the framework of creating a genuine learning community emerges as a priority resource. Some portuguese indicators are analyzed, pointing to the need to monitor the implementation of the legal framework for inclusive education support. Perspectives for action are outlined, focusing on addressing classroom heterogeneity, particularly emphasizing teacher training and team-based educational practices as essential elements for a successful educational response grounded in an inclusive community. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19894 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Inclusão | |
dc.subject | Equidade | |
dc.subject | Diversidade | |
dc.subject | Liderança | |
dc.subject | Inclusion | |
dc.subject | Equity | |
dc.subject | Diversity | |
dc.subject | Leaderships | |
dc.title | Liderança escolar e inclusão: rumo a uma escola mais diversificada | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração e Gestão Educacional |