Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
65.31 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O lixo marinho é descrito como qualquer material sólido descartado, perdido ou
abandonado no ambiente marinho e costeiro. Estes resíduos são um problema
emergente, global e intergeracional que impactua a esfera ambiental, social e
económica de uma região. A Agenda 2030 das Nações Unidas, aprovada em 2015 por
vários líderes mundiais, prevê uma abordagem integrada onde nenhuma dimensão
(ambiental, social e económica) do desenvolvimento sustentável é descurada. O
documento objetiva, entre outros, uma educação de qualidade (objetivo 4), conseguida
com iniciativas que permitam à população adquirir novos conhecimentos e, assim,
promover um desenvolvimento sustentável (meta 4.7). Pretende, ainda, focar-se na
poluição da água (meta 6.3) e na gestão de resíduos (meta 11.6), assegurando padrões
de produção e consumo sustentáveis (objetivo 12), através da redução da produção de
resíduos seguindo uma economia circular (meta 12.5). A conservação e uso sustentável
do oceano e mares (objetivo 14), perspetivando um aumento do conhecimento
científico a fim de os preservar, sobretudo através da redução do lixo marinho (meta
14.1), está igualmente descrito na Agenda. Atendendo à magnitude da problemática, o
lixo marinho é descrito como sendo uma das principais preocupações ambientais a nível
global, a par das mudanças climáticas, acidificação dos oceanos e perda de
biodiversidade.
Nos ecossistemas, os efeitos do lixo marinho são mais acentuados, destacando-se a
ingestão, asfixia ou emaranhamento dos organismos em diversos itens de lixo. No
entanto, os efeitos nefastos do lixo marinho no ambiente marinho não se circunscrevem
às espécies locais, existindo um grave efeito transfronteiriço: o lixo como vetor para o
transporte de espécies exóticas invasoras. A esta dimensão ambiental, acrescem ainda
os efeitos sociais e económicos, frequentemente negligenciados. No caso das regiões
insulares, como a Região Autónoma da Madeira, estas dimensões são muito
importantes, dado que as atividades piscatórias e o turismo do mar influenciam
fortemente o seu desenvolvimento social e económico.
Medidas individuais e coletivas, de uma escala local a global, são necessárias para limitar
a presença de detritos nas praias e oceano. Um quadro de ações – prevenção, mitigação,
remoção e alteração comportamental – encontra-se definido para diminuir a
quantidade de detritos no ambiente marinho. As alterações comportamentais são
reconhecidas como fulcrais, uma vez que permitem um envolvimento a longo prazo com
o problema. Deste modo, as ações que visem resolver a problemática do lixo marinho
devem apostar na consciencialização, abordar o problema na sua origem (e não apenas
após a sua presença no meio marinho, removendo-o ao invés de o prevenir), adotar uma
abordagem holística e atingir uma ampla gama de públicos. Considerando o
supramencionado, foi desenvolvido um programa educacional para diversos públicos
com o objetivo de melhorar a literacia dos mesmos através de alterações nos
conhecimentos, perceções e intenções comportamentais. Para alcançar este objetivo
geral foram definidos objetivos específicos na medida em que se pretendia um estudo
de caso adaptado à realidade local e não uma abordagem genérica e convencional. Os
seis objetivos principais do trabalho de investigação foram:
1) Rever o atual estado da arte sobre abordagens educativas e lixo marinho,
identificando lacunas e pontos positivos nas metodologias atualmente utilizadas;
2) Avaliar as perceções, conhecimentos, responsabilidades e intenções
comportamentais dos habitantes da Região Autónoma da Madeira sobre o lixo
marinho;
3) Quantificar e caracterizar o lixo marinho nas praias do Funchal;
4) Propor medidas para enfrentar localmente o problema do lixo marinho;
5) Desenvolver intervenções integradas de educação sobre lixo marinho para
públicos diversos (i.e. jovens, adultos e seniores);
6) Avaliar a eficácia das intervenções educativas desenvolvidas e implementadas.
Para alcançar os objetivos desta investigação optou-se por um estudo de caso,
recorrendo a métodos mistos, de acordo com uma estratégia de investigação dedutivaindutiva, seguindo uma filosofia de realismo crítico. O trabalho pode ser dividido resumidamente em três fases: i) fase de análise da literatura, com identificação do que
tem sido feito na área da educação para o lixo marinho e quais as principais lacunas no
estado do conhecimento existente; ii) fase de perceção da realidade local, pois não
existiam estudos concretos e rigorosos sobre a problemática do lixo marinho no
Funchal, nem no resto da ilha da Madeira, à data de início da investigação; iii) fase de
intervenção, onde se implementaram as estratégias de educação direcionadas aos
problemas reais da região. As últimas duas fases contribuíram, ainda, para auscultar
com mais proximidade a população, permitindo identificar medidas que podem ser
implementadas na região para reduzir o lixo marinho e tornar a gestão de resíduos mais
eficiente.
A identificação dos trabalhos já publicados e respetivas lacunas foram realizadas através
de uma revisão sistemática da literatura, seguida de uma análise bibliométrica e de
conteúdo. Os resultados revelaram que desde 2013 existem anualmente publicações
sobre lixo marinho e respetivas atividades educativas, embora em quantidade reduzida
(2019 foi o ano que registou o número mais elevado, 9 publicações). Dos trabalhos
publicados, a maioria reportava-se a publicações colaborativas e desenvolvidas na
Europa. Para a análise de conteúdo, foram selecionados 13 documentos que
efetivamente exploravam intervenções educativas como ferramentas para limitar o
problema do lixo marinho e estimular comportamentos pró-ambientais. No que diz
respeito às abordagens educativas utilizadas, os estudos reportaram a utilização de
atividades práticas e tecnológicas para sensibilizar e estimular a mudança de
comportamento. Relativamente ao público-alvo, os alunos foram o alvo mais comum.
Com adultos, apenas dois estudos foram desenvolvidos, sendo um deles um curso
online. Nenhuma intervenção com seniores foi reportada, reforçando a falta de estudos
com este grupo etário. Questionários e avaliações orais foram os métodos mais
utilizados pelos autores para avaliar as ações. Globalmente, a análise de conteúdo
permitiu concluir que as ações educativas ainda carecem de abordagens mais
integradoras e triangulação metodológica, devendo apostar em monitorizações a longo
prazo.
Para percecionar a realidade da região no que concerne à sensibilização da população
para a temática do lixo marinho e à caracterização do lixo nas praias, selecionaram-se
diferentes metodologias de modo a obter uma análise mais ampla e completa,
contribuindo assim para um planeamento cuidado e personalizado das intervenções
educativas. Realizou-se um questionário para perceber os conhecimentos, as perceções,
a atribuição de responsabilidades e intenções comportamentais dos habitantes e
monitorizou-se o lixo marinho em praias do Funchal para identificar os objetos mais
comuns, possíveis fontes e vias e ainda prováveis comportamentos por detrás da
acumulação dos mesmos nas praias.
O questionário foi administrado aos habitantes da Região Autónoma da Madeira: ilha
da Madeira e do Porto Santo. Apesar das intervenções educativas terem sido apenas
dirigidas a instituições no concelho do Funchal, o questionário foi distribuído por
cidadãos de todos os concelhos para conseguir registar a situação a nível regional. A
informação obtida trouxe importantes contributos para a definição de estratégias a
implementar na ilha da Madeira (ex. a diferença de sistema de recolha de resíduos entre
os diferentes concelhos influencia as respostas e intenções comportamentais). O Porto
Santo foi igualmente incluído com o objetivo de obter dados que possam
posteriormente ser utilizados aquando da implementação de ações na ilha, todavia a
representatividade de porto-santenses no estudo foi muito baixa (2%). O questionário
foi distribuído eletronicamente (redes sociais, email, QR code) e em versão impressa,
esta última opção foi escolhida para garantir que os indivíduos com menos literacia
digital pudessem participar, assegurando-se uma maior homogeneidade entre grupos
etários e áreas de residência. Obtiveram-se 350 respostas válidas, as quais permitiram
identificar que o plástico e os impactes do lixo são os conceitos que os habitantes mais
relacionam com o termo ‘lixo marinho’. As principais fontes e vias do lixo marinho,
juntamente com os impactes do mesmo, foram corretamente percecionados pela
maioria dos habitantes. A taxa de degradação de alguns itens de lixo no ambiente
marinho foi subestimada pelos inquiridos, reforçando que é um tópico a ser
aprofundado nas intervenções educativas. Compreender que o lixo demora muito
tempo a decompor-se no oceano pode ser um estímulo para as pessoas melhorarem os
comportamentos relacionados com o incorreto descarte do mesmo e,
consequentemente, diminuir a sua presença no ambiente marinho. Os dados
mostraram, ainda, que a existência de lixo marinho se deve, entre outros, aos seguintes
fatores: à utilização única de alguns produtos e embalagens; aos pescadores e
embarcações que lançam lixo para o mar; à deposição de lixo nas ruas, levadas e ribeiras;
ao embalamento excessivo que dificulta a reciclagem, etc. Um resultado surpreendente
foi alguns indivíduos não se considerarem responsáveis pela redução do lixo marinho,
atribuindo mais responsabilidades aos outros que a eles próprios. Escolher produtos
com embalagens amigas do ambiente; usar produtos reutilizáveis; evitar a utilização de
plástico e pedir a quem deite lixo no chão que o recolha foram as intenções que os
habitantes reportaram como menos prováveis de praticar. No que concerne às ações
efetivamente praticadas: não deitar lixo no chão, levadas e ribeiras e utilizar os próprios
sacos nas idas ao supermercado foram os comportamentos que os habitantes mais
tinham praticado na semana anterior à aplicação do questionário. Por fim, as variáveis
analisadas foram agrupadas para traçar perfis de habitantes. Quatro perfis foram
propostos, sendo o primeiro o perfil onde se agrupam os inquiridos com menos
conhecimentos e intenções pró-ambientais. Paralelamente, os indivíduos inseridos no
perfil 4 demonstravam literacia sobre o tema e intenções de reduzir o lixo que produzem
e descartam. Menos de 30% da população questionada foi alocada ao perfil 4, tendo
este trabalho contribuído para sustentar a necessidade de consciencialização e
educação da população, identificando simultaneamente os tópicos a explorar nas
intervenções educativas.
As campanhas de amostragem de lixo realizadas nas praias do Funchal serviram para
monitorizar e complementar a compreensão da realidade local. Esta monitorização
apoiou, assim, a definição das intervenções educativas, pois a composição e possíveis
origens/vias de transporte do lixo encontrado foram discutidas nas ações de
sensibilização. A monitorização ocorreu em duas praias do Funchal (Praia Formosa e
Praia Almirante Reis) durante dois anos seguidos, utilizando as diretrizes sugeridas pela
OSPAR, isto é, amostragens em cada uma das estações do ano (primavera, verão,
outono e inverno), uma hora após a maré alta. No período de amostragem foram
recolhidos 14265 itens, sendo as beatas e filtros de cigarro (31%), objetos de plástico
(31%), papel/cartão (9%) e metal (8%) os itens mais encontrados. As praias amostradas
variaram a sua classificação ao longo do período do estudo entre “muito limpas” e
“sujas”. A composição dos detritos indicou que a maioria do lixo marinho analisado era
proveniente de origens terrestres, com contribuição de fumadores e ribeiras. Vários dos
objetos recolhidos nas amostragens foram utilizados para exemplificar nas intervenções
educativas o tipo de lixo existente na região. Algumas amostragens foram realizadas
com alunos e público em geral, servindo como atividade de sensibilização e
corresponsabilização para a temática do lixo marinho. Adicionalmente, o conhecimento
in loco da situação permitiu propor a implementação algumas estratégias para reduzir
e prevenir a acumulação de resíduos na ilha da Madeira, alcançando-se, assim, outro
dos objetivos do trabalho.
Por fim, com a informação previamente adquirida, planearam-se e implementaram-se
as estratégias de educação direcionadas à região. Foram desenvolvidas intervenções
para jovens, adultos e seniores, englobando diversas abordagens teóricas, práticas e
laboratoriais e o desenvolvimento de um curso aberto massivo online. Nesta tese
destacam-se apenas as intervenções com estudantes, as restantes são referidas de
forma resumida nos apêndices mas serão aprofundadas em trabalhos futuros.
Um total de 269 alunos de cinco escolas do concelho do Funchal (3.º, 5.º, 8.º e 10.º anos
de escolaridade), com idades compreendidas entre os 7 e 17 anos de idade,
participaram no estudo. O plano de intervenção foi composto por três sessões (uma
sessão por semana) em semanas consecutivas e uma 4.ª sessão, facultativa, onde os
alunos participavam numa limpeza de praia. Nas três sessões os alunos exploraram o
conceito de lixo marinho, a sua composição, fontes e vias, impactes, taxa de degradação,
situação regional e ações preventivas. Como estratégias para promover a assimilação
dos conhecimentos, os alunos participaram em jogos, chuvas de ideias, estudos de caso,
discussões orientadas e atividades laboratoriais. A atividade laboratorial consistiu na
separação e observação de microplásticos à lupa, tendo sido uma atividade muito
apreciada pelos estudantes. Para avaliar a eficácia das ações, o mesmo questionário
sobre o conhecimento, perceções, atitudes e intenções comportamentais relativas ao
tema do lixo marinho foi aplicado antes do início da intervenção (pré-questionário) e no
fim da 3.ª sessão (pós-questionário), de forma a comparar os resultados. Alterações
positivas e significativas nos conhecimentos, perceções e intenções comportamentais
registaram-se após as intervenções. Os alunos produziram também desenhos (alunos
3.º ano) e reflexões escritas (alunos e professores 10.º ano) como estratégia
complementar de avaliação das intervenções educativas. Os desenhos produzidos pelos
alunos representavam, sobretudo, animais marinhos e impactes do lixo marinho nos
mesmos, indicando que foi um tema que os marcou de forma significativa. As reflexões
mostraram que a intervenção foi recebida de forma positiva pelos alunos e professores
responsáveis, que destacaram a utilização de estratégias dinâmicas e interativas para
educar e consciencializar sobre o tema. Durante as limpezas de praia, realizadas com
alguns dos alunos após a 3.ª sessão, estes ficaram surpreendidos com a quantidade e
composição do lixo encontrado, bem como com a presença de determinados objetos na
praia, o que os levou a refletir sobre os comportamentos das pessoas que contribuem
para esse cenário.
Um curso aberto massivo online sobre lixo marinho foi desenvolvido para adultos
utilizando a plataforma AULAbERTA da Universidade Aberta (UAb). O curso contou com
quase 200 participantes de 7 nacionalidades e decorreu durante 5 semanas, onde foram
abordados diversos temas (1 | Lixo marinho: introdução; 2 | Impactes: até onde vão as
consequências?; 3 | Realidade mundial e nacional em números e factos; 4 | Do local ao
global, como fazer a diferença?). Foi produzido um e-book que complementou os
recursos disponibilizados online. À semelhança das intervenções com alunos, um pré e
pós-questionário foi usado para avaliar a eficácia do curso. Foram registadas alterações
positivas no conhecimento, perceções e intenções comportamentais dos participantes
relativas ao tema do lixo marinho, corroborando o sucesso do uso deste tipo de ações
educativas para o objetivo proposto em termos mais gerais, dado que não se dirigiu
especificamente à população-alvo deste estudo de caso.
Por fim, atividades de sensibilização e educação foram realizadas em centros de dia e
universidades seniores, direcionadas a mais de 150 utentes destas instituições. Houve
duas sessões, onde os participantes perceberam o que é o lixo marinho, as possíveis
fontes e vias até o oceano, a composição, os impactes e algumas ações que podem
adotar para reduzir a presença de detritos no ambiente marinho e costeiro. Para avaliar
as intervenções na aquisição de conhecimento e alteração das perceções e intenções
comportamentais, realizou-se uma chuva de ideias e entrevistas. Identificou-se que
ocorrerem alterações positivas nos pontos referidos, com os participantes a reconhecer
a importância de preservar o oceano e a vida marinha.
Globalmente, pode-se concluir que os esforços para consciencializar e
corresponsabilizar a população para a temática do lixo marinho foram bem-sucedidos,
um indicador positivo que indica que se está no caminho certo para melhorar a
educação e promover o desenvolvimento sustentável da ilha da Madeira. O objetivo
primordial foi alcançado, tendo sido desenvolvidos programas e estratégias de
educação e sensibilização integradas e adaptadas a diversos públicos, melhorando
consequentemente a literacia dos cidadãos e promovendo uma mudança no
conhecimento, perceções e intenções comportamentais sobre o lixo marinho. Novos
conhecimentos potenciadores de um desenvolvimento sustentável, estimulando a
adoção de comportamentos promotores de uma economia circular e de diminuição de
resíduos foram metas da Agenda 2030 que este trabalho permitiu alcançar. A
investigação estimula, assim, a realização de trabalhos na área da educação para o lixo
marinho, incentivando o desenvolvimento de mais intervenções e iniciativas
socialmente responsáveis e ambientalmente conscientes, tanto nesta área como
noutras de reconhecida importância.
The deposition and accumulation of solid waste in the marine environment – marine litter – is an emerging and worldwide problem with significant impacts. Following a critical realism view, in a deductive-inductive approach based on a case study, this research intended to raise public awareness and educate the citizens of Funchal (Madeira Island, Portugal) about the marine litter subject. Madeira has been awarded several times as ‘Europe’s Leading Island Destination’ by World Travel Awards and was selected as the study site considering that marine pollution is an issue of special attention on oceanic islands. After surveying the inhabitants' knowledge, perceptions, responsibilities, and behavior intentions on marine litter through a public questionnaire and characterizing the marine litter items commonly found on Funchal’s beaches using OSPAR guidelines, an integrated educational approach targeting different groups of people was developed and assessed. The development of the educational interventions was also supported by a literature review. The above-referred contributions favored the design of a solid and well-supported approach to promote greater awareness of the marine litter issue and stimulate behavioral changes. Children, teenagers, adults, and seniors participated in the interventions that gathered theoretical, laboratorial, and hands-on activities. Actions took place in schools, day centers, senior universities, and in an online environment. The participants’ knowledge, perceptions, and behavioral intentions changed, positively impacting individuals' literacy. Altogether, the research contributed to i) the advance of education in marine litter; ii) the identification of the inhabitants' perceptions, knowledge, responsibilities, and behavioral intentions about marine litter; iii) a baseline comprehension of marine litter status in Funchal’s beaches; iv) the definition of strategies to locally tackle the problem. These contributions are important not only for Madeira but also on a broader level, as they can be further adapted to other regions and educational areas.
The deposition and accumulation of solid waste in the marine environment – marine litter – is an emerging and worldwide problem with significant impacts. Following a critical realism view, in a deductive-inductive approach based on a case study, this research intended to raise public awareness and educate the citizens of Funchal (Madeira Island, Portugal) about the marine litter subject. Madeira has been awarded several times as ‘Europe’s Leading Island Destination’ by World Travel Awards and was selected as the study site considering that marine pollution is an issue of special attention on oceanic islands. After surveying the inhabitants' knowledge, perceptions, responsibilities, and behavior intentions on marine litter through a public questionnaire and characterizing the marine litter items commonly found on Funchal’s beaches using OSPAR guidelines, an integrated educational approach targeting different groups of people was developed and assessed. The development of the educational interventions was also supported by a literature review. The above-referred contributions favored the design of a solid and well-supported approach to promote greater awareness of the marine litter issue and stimulate behavioral changes. Children, teenagers, adults, and seniors participated in the interventions that gathered theoretical, laboratorial, and hands-on activities. Actions took place in schools, day centers, senior universities, and in an online environment. The participants’ knowledge, perceptions, and behavioral intentions changed, positively impacting individuals' literacy. Altogether, the research contributed to i) the advance of education in marine litter; ii) the identification of the inhabitants' perceptions, knowledge, responsibilities, and behavioral intentions about marine litter; iii) a baseline comprehension of marine litter status in Funchal’s beaches; iv) the definition of strategies to locally tackle the problem. These contributions are important not only for Madeira but also on a broader level, as they can be further adapted to other regions and educational areas.
Description
Keywords
Lixo marinho Educação para o desenvolvimento sustentável Sensibilização Intervenção educativa Limpezas de praia Madeira Marine litter Education for sustainable development Awareness Educational intervention Beach clean-up Madeira island
Citation
Martins, Sara Maria Bettencourt Pereira - Enhancing public awareness and stimulating co-responsibility for marine litter in Madeira island [Em linha]: a case study. [S.l.]: [s.n.], 2023. 410 p.