Repository logo
 
Publication

Contexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutórios

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Carla Aurélia de
dc.contributor.authorAntão, Marta
dc.date.accessioned2019-12-04T14:52:26Z
dc.date.available2019-12-04T14:52:26Z
dc.date.issued2019-11-08
dc.date.submitted2019-12-04
dc.description.abstractAtendendo ao caráter não universal da delicadeza ou à sua flutuação cultural, o presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de estudantes específico de Português Língua Não Materna quanto às estratégias de delicadeza usadas em atos ilocutórios com uma dimensão diretiva, assim como o uso das formas de tratamento em língua portuguesa. No esteio dos atos diretivos, analisamos os atos de ordem, pedido, oferta, convite e proposta, tendo sido estes três últimos incluídos na categoria de atos híbridos, visto também apresentarem uma dimensão comissiva. O estudo das formas de tratamento contempla a constante reestruturação das práticas sociais subjacente aos diferentes condicionantes para a escolha de cada forma, tal como as subtilezas e especificidades de certos vocábulos. Com base num corpus linguístico de produção escrita de estudantes do nível B2 da Escuela Oficial de Idiomas de Valência, em Espanha, quisemos verificar se existia uma dissociação entre as competências gramatical e pragmática dos aprendentes, tendo como contraponto produções de falantes nativos. Na análise sociolinguística dos estudantes, destacamos fatores característicos do grupo em observação, como o multilinguismo, a proximidade das línguas românicas e o fator idade. Em face dos resultados obtidos, observamos uma preocupação de os estudantes adequarem as formas à finalidade do ato discursivo e às características dos interlocutores. No entanto, concluímos que a competência pragmática dos aprendentes deve ser reforçada, tendo em conta as especificidades das interações. A proposta didática apresentada neste trabalho inclui exercícios fundamentados nos resultados da análise dos dados recolhidos e na preparação da consciencialização do próprio processo de aprendizagem por parte dos estudantes.pt_PT
dc.description.abstractThis study examines how a group of students use Portuguese as a non-native language, in relation to the politeness strategies used in directive illocutionary acts, as well as the use of social etiquette strategies or forms of treatment in Portuguese. This is in the context of the non-universal nature of politeness, and how it changes across different cultures. The directive acts we analyze include orders, requests, offers, invitations and proposals. Of these, the last three were included in the category of hybrid acts, since they also have a commissive dimension. The study of the forms of treatment considers the constant restructuring of social practices that underlies the different conditioning factors for the choice of each form, as well as the subtleties and specificities of certain words. The study is based on a body of written work by B2 level students at the Official Language School of Valencia, in Spain. Our intention was to verify if there was a dissociation between the grammatical and pragmatic competence of the learners, taking as counterpoint the written production of native speakers. In the sociolinguistic analysis of students’ work, we highlighted characteristic factors of the group under observation, such as multilingualism, the proximity of Romance languages and age. Based on the results we obtained, we observed that students are concerned about adapting the forms both to the purpose of the discursive acts and to the characteristics of the interlocutors. However, we conclude that the pragmatic competence of learners should be enhanced, taking into account the specificities of the interactions. The didactic proposal presented in this paper includes exercises based on the results of the analysis of the collected data and on activities to raise students' awareness of the learning process itself.pt_PT
dc.identifier.citationAntão, Marta - Contexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutórios. [S.l.]: [s.n.], 2019. 125 p.
dc.identifier.tid202359689
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8855
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência pragmáticapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectAto ilocutóriopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectValênciapt_PT
dc.subjectEspanhapt_PT
dc.subjectDirective illocutionary actspt_PT
dc.subjectForms of treatmentpt_PT
dc.subjectPolitenesspt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectPortuguese non-native languagept_PT
dc.titleContexto de aprendizagem da competência pragmática pelos falantes do português língua não materna em Valência, Espanha: contributos para uma análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutóriospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameAntão
person.givenNameMarta
person.identifier.orcid0000-0002-9548-0427
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication60ceb430-fd24-4cdd-9819-f149eff92e82
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60ceb430-fd24-4cdd-9819-f149eff92e82
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Português Língua não Materna apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPLNM_MartaAntao.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: