Repository logo
 
Publication

Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambientept_PT
dc.contributor.advisorNicolau, Paula Bacelar
dc.contributor.authorNeves, Idalina da Silva
dc.date.accessioned2018-07-17T14:21:25Z
dc.date.available2018-07-17T14:21:25Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.date.submitted2018-07-17
dc.description.abstractBiodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo terrestres, marinhos e de outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. É já científica e politicamente reconhecido que as comunidades humanas não só fazem parte desta rede de diversidade biológica como dependem dela para a sua sobrevivência. Pretendeu-se com este projeto dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano do Agrupamento de escolas Diogo de Macedo, através de saídas de campo à Ribeira da Padiola, uma área situada em Olival - Vila Nova de Gaia. Esta ribeira integra a rede hidrográfica do rio Uíma, afluente da margem esquerda do rio Douro. As margens da ribeira são áreas da reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional com solos que apresentam uma elevada aptidão agrícola e florestal onde poderíamos encontrar alguns choupos, freixos, salgueiros e amieiros. Da nascente à Foz do Uima ainda se pode observar a lontra, e diversas outras espécies endémicas, protegidas ou ameaçadas. Para atingir os objetivos do projeto realizou-se uma saída de campo na ribeira com dois grupos de estudantes, um dos quais acompanhado por um caderno de campo, constituindo uma aplicação piloto do mesmo. Mediu-se os efeitos das saídas de campo e do caderno de campo na valorização da biodiversidade através de inquéritos aos estudantes, antes e após as saídas de campo. Os resultados indicam que após a saída de campo o nível de conhecimentos e motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com caderno de campo demonstrou dificuldade de concentração quer para ler o caderno quer para escutar o que era dito, embora os resultados do inquérito realizado após a saída de campo revelem que o caderno de campo auxiliou os estudantes nalgumas questões dando-lhes um conhecimento mais abrangente.pt_PT
dc.description.abstractBiodiversity or Biological Diversity means the variability between living organisms from all origins, including terrestrial, marine and other aquatic ecosystems and the ecological complexes of which they are part; includes diversity within species, between species and ecosystems. It is already scientifically and politically recognized that human communities are not only part of this biological diversity network but depend on it for their survival. The purpose of this project was to sensitize, motivate and raise awareness of the importance of preserving biodiversity to the 8th grade school community of the Diogo de Macedo School Group through study visits to the Ribeira da Padiola, an area located in Olival - Vila Nova de Gaia. This river integrates the hydrographic network of the river Uíma, tributary of the left bank of the river Douro. The banks of the river are areas of the National Agricultural Reserve and National Ecological Reserve with soils that have a high agricultural and forestry capacity where we could find some poplars, ash trees, willows and alders. From the source to the Foz do Uima one can still observe the otter, and several other endemic species, protected or threatened. In order to achieve the objectives of the project, a Field Book was developed, which will be a didactic resource for study visits to the Ribeira da Padiola. A pilot application of the field book will be carried out, measuring the effects of a visit to the valuation of biodiversity through student surveys, before and after the study visit. The results indicate that after the field trip the level of knowledge and motivation about biodiversity was higher in the students who did the field work. The sample that carried out the field notebook showed difficulty in concentrating both to read the notebook and to listen to what was said, although the results of the survey, after leaving the field, revealed that the field notebook assisted the students in some issues giving them a more comprehensive knowledge.pt_PT
dc.identifier.tid201953617
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7417
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBiodiversidadept_PT
dc.subjectEducação ambientalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectEcossistemaspt_PT
dc.subjectRecursos educacionaispt_PT
dc.subjectTrabalho de campopt_PT
dc.subject8º anopt_PT
dc.subjectAgrupamento de escolaspt_PT
dc.subjectVila Nova de Gaiapt_PT
dc.subjectRibeira da Padiolapt_PT
dc.subjectBiodiversitypt_PT
dc.subjectEnvironmental educationpt_PT
dc.subjectEducation for sustainable developmentpt_PT
dc.subjectDidactic resourcespt_PT
dc.titleValorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMCAP_IdalinaNeves.pdf
Size:
4.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.13 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: