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Estratégia empresarial para o novo paradigma da rede elétrica: estágio na Empresa de Electricidade da Madeira

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg07:Energias Renováveis e Acessíveispt_PT
dc.contributor.advisorBernardo, Maria do Rosário Matos
dc.contributor.authorCoelho, João Caires
dc.date.accessioned2020-02-21T17:18:04Z
dc.date.available2020-02-21T17:18:04Z
dc.date.issued2020-01-31
dc.date.submitted2020-02-21
dc.description.abstractAs utilities de energia elétrica deparam-se atualmente com um novo paradigma impulsionado pelo aumento de prosumers (consumidores-produtores) (Mouat, 2016). A única certeza é a constante mudança e as utilities devêm preparar-se para o que o futuro possa reservar (Sonita, 2014). O caminho está a ser percorrido e a indústria está ainda muito longe da visão totalmente integrada da rede (Covino, Sotkiewicz & Levitt, 2016). Em função das especificidades de regulação em cada região, da legislação, ou das necessidades de cada mercado, múltiplos modelos de negócio terão de ser criados ou adaptados (Nillesen & Pollitt, 2016). O presente relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar a estratégia empresarial a adotar pela Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), para fazer face ao novo paradigma das redes de energia elétrica na Região Autónoma da Madeira. Com base nas estratégias, ações e medidas desenvolvias em congéneres nacionais e internacionais, nas recomendações para a adaptação das utilities ao novo paradigma, no contexto em que a EEM se insere e nos dados recolhidos, é avaliada a estratégia atual da EEM e são apresentadas ações e medidas que podem ser implementadas com vista a uma melhor adaptação da empresa ao novo paradigma da rede elétrica.pt_PT
dc.description.abstractElectric utilities are currently facing a new paradigm driven by the rise of prosumers (Mouat, 2016). The only certainty is constant change and utilities must be prepared for what the future may hold (Sonita, 2014). The pathway is being mapped and the industry is still a long way from the fully integrated vision of the network (Covino, Sotkiewicz & Levitt, 2016). Depending on the specifics of regulation in each region, the legislation, or the needs of each market, multiple business models will have to be created or adapted (Nillesen & Pollitt, 2016). This internship report aims to present the business strategy to be adopted by Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), in order to address the new paradigm of eletrical power system in Região Autónoma da Madeira. Based on the strategies, actions and measures developed in national and international utilities, on the recommendations for the new paradigm adaptation, on the context and on the data collected, the current strategy is evaluated and actions are presented in order to improve EEM’s adaptation to the new electric power system paradigm.pt_PT
dc.identifier.tid202452956
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9365
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpresa de Electricidade da Madeirapt_PT
dc.subjectEnergia elétricapt_PT
dc.subjectRedes de energiapt_PT
dc.subjectEstratégia empresarialpt_PT
dc.subjectMadeirapt_PT
dc.subjectPower systemspt_PT
dc.subjectSmart gridspt_PT
dc.subjectIsolated networkspt_PT
dc.subjectDecentralized productionpt_PT
dc.subjectNew paradigmpt_PT
dc.subjectBusiness strategypt_PT
dc.titleEstratégia empresarial para o novo paradigma da rede elétrica: estágio na Empresa de Electricidade da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para o Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapt_PT

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