Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.94 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta palestra aborda o impacto da Inteligência Artificial (IA) na avaliação da aprendizagem em ambientes virtuais, destacando os desafios e oportunidades que emergem desta transformação. A IA já influencia práticas avaliativas através da automatização, personalização, feedback em tempo real e análise preditiva, permitindo processos mais eficientes e inclusivos. No entanto, surgem questões críticas ligadas à confiabilidade técnica, viés algorítmico, privacidade e autenticidade da aprendizagem. A apresentação discute novos modelos de avaliação, como a avaliação adaptativa, contínua e baseada em contextos autênticos, defendendo que a IA não substitui o papel docente, mas amplia as possibilidades pedagógicas. O futuro da avaliação exige integrar a IA de forma ética e crítica, preservando o rigor académico e a essência humana da educação.
Description
Keynotespeaker_Palestra Alusiva à Comemoraçãpoo dos 20 anos da Educação Aberta e a Distância da UP de Maputo.
Keywords
Inteligência artificial Educação a distância Avaliação em EaD Inteligência artificial na avaliação