Repository logo
 
Publication

Visão integrada do ensino-aprendizagem: aplicação do modelo da Universidade Aberta

dc.contributor.authorCavique, Luís
dc.date.accessioned2025-09-12T09:13:03Z
dc.date.available2025-09-12T09:13:03Z
dc.date.issued2023-12-06
dc.description.abstractA educação aberta e em rede da Universidade Aberta é composta por um conjunto de idiossincrasias que não são percetíveis de imediato pelos novos docentes vindos de universidades presenciais ou por avaliadores da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior). Neste trabalho apresentam-se os conceitos essenciais da Educação a Distância (EaD) com o menor de vocábulos e evitando sinónimos. No processo de ensino-aprendizagem o papel do professor em contexto digitais é detalhado e a noção de aprendizagem é discutida. Apresenta-se uma taxonomia do ensino com ênfase na prática em comunidades virtuais.por
dc.description.abstractOpen and networked education at Portuguese Open University is made up of a set of idiosyncrasies that are not immediately perceptible by new professors coming from face-to-face universities or by evaluators from A3ES (Agency for the Evaluation and Accreditation of Higher Education). This work presents the essential concepts of Distance Education with the fewest words and avoiding synonyms. In the teaching-learning process, the teacher’s role in digital contexts is detailed and the notion of learning is discussed. A teaching taxonomy is presented with an emphasis on practice in virtual communitieseng
dc.identifier.doi10.24140/issn.1645-7250.rle60.02
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20234
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação aberta e em rede
dc.subjectComunidades virtuais de prática
dc.subjectPapel do professor em contextos digitais
dc.subjectOpen and networked education
dc.subjectVirtual communities of practice
dc.subjectTeacher’s role in digital contexts
dc.titleVisão integrada do ensino-aprendizagem: aplicação do modelo da Universidade Abertapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameCavique
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-id911E-84AC-3956
person.identifier.orcid0000-0002-5590-1493
relation.isAuthorOfPublication40906a16-46a2-42f1-b26d-7db7012294ee
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery40906a16-46a2-42f1-b26d-7db7012294ee

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9073-Texto do artigo-25998-1-10-20231107 LCavique.pdf
Size:
407.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: