Repository logo
 
Publication

Ambientes digitais e promoção de competências metacognitivas

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.authorGoulão, Fátima
dc.contributor.editorChristian
dc.date.accessioned2025-01-31T17:11:13Z
dc.date.available2025-01-31T17:11:13Z
dc.date.issued2025-03-14
dc.description.abstractOs contextos digitais de aprendizagem promovem a autonomia dos estudantes. Para isso é pertinente que estes consigam refletir e planear as suas ações. Os Exames Wrappers são uma ferramenta metacognitiva que incentiva a reflexão estruturada e o planeamento para a aprendizagem futura. Foi nosso objetivo conhecer as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes para a preparação de uma prova de avaliação. Também, a perceção dos mesmos relativamente à avaliação que irão ter, bem como, pretendem orientar o seu estudo. Fizeram parte da amostra 67 estudantes, sendo 76,1% do sexo feminino e 23,9% do sexo masculino. A sua média de idade é de 37,66. Em conclusão, pelas respostas obtidas verificou-se que os estudantes compreenderam o objetivo desta reflexão e, que a partir desta conseguiram perceber alguns aspetos que deveriam ser tidos em conta num outro momento de avaliação. Isto leva-nos a crer que esta autorreflexão induzida produziu os resultados esperados.por
dc.description.abstractDigital learning contexts promote student autonomy. For this, it is pertinent that they are able to reflect and plan their actions. Exam Wrappers are a metacognitive tool that encourages structured reflection and planning for future learning. It was our objective to know the strategies used by a group of students to prepare an assessment test. Also, their perception regarding the evaluation they will have, as well as, they intend to guide their study. Our sample consisted of 67 students, 76.1% female and 23.9% male. Their average age is 37.66. In conclusion, from the answers obtained, it was found that the students understood the purpose of this reflection and, from this, they were able to understand some aspects that should be considered at another time of evaluation. This leads us to believe that this induced self-reflection produced the expected results.eng
dc.identifier.citationGoulão, M. de F. (2024). AMBIENTES DIGITAIS E PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS. REVISTA FOCO, 17(3), e4642. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-081
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-081
dc.identifier.issn1981-223X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19443
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherRevista Foco
dc.relation.hasversionhttps://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4642/3308
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectAmbientes digitais
dc.subjectMetacognição
dc.subjectAvaliação
dc.subjectAprendentes adultos
dc.subjectDigital environments
dc.subjectMetacognition
dc.subjectAssessment
dc.subjectAdult learners
dc.titleAmbientes digitais e promoção de competências metacognitivaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleRevista Foco
oaire.citation.volume17
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameGoulão
person.givenNameFátima
person.identifier.orcid0000-0002-2285-6753
relation.isAuthorOfPublicationb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb72169e5-7cb9-4155-b2ee-f06bcf2faadd

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FOCO Maria de Fátima Goulão - prova de leitura.docx
Size:
328.76 KB
Format:
Microsoft Word XML
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: