Repository logo
 
Publication

Conceito de função: fundamentos e lecionação

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorFerreira, Gilda
dc.contributor.advisorEngrácia, Patrícia
dc.contributor.authorMota, Paula Rocha Peixoto Decq
dc.date.accessioned2020-07-16T13:24:45Z
dc.date.available2020-07-16T13:24:45Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.date.submitted2020-07-16
dc.description.abstractO conceito de função é um dos conceitos mais importante na matemática. Por conseguinte, o estudo de funções é um tema central no currículo de matemática do ensino secundário em Portugal. Com as mudanças curriculares e programáticas que ocorreram no sistema educativo português ao longo dos tempos, o tema relativo ao estudo de funções teve abordagens diversas e perspetivas diferenciadas. Partindo de uma retrospetiva histórica, desde os anos 40 do século passado, e centrada nas diversas abordagens deste conteúdo específico ao longo dos anos, analisaremos os diversos programas, nos contextos educativos de cada época. Recentemente ocorreram várias mudanças num curto período temporal, que tiveram implicações quer nos conteúdos a abordar, quer nos objetivos a atingir. Neste contexto, procuraremos estabelecer comparações entre os mais recentes programas e documentos curriculares, à luz do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e com base na nossa própria experiência docente. Paralelamente a este trabalho, e no âmbito da teoria de conjuntos, apresentamos o conceito de função, dado como uma relação entre conjuntos baseada em determinadas condições, e analisamos propriedades e características das funções neste contexto.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of function is one of the most important concepts in mathematics. Therefore, the study of functions is a central theme in high school mathematics curriculum in Portugal. With the curricular and programmatic changes that have occurred in the portuguese educational system over time, the theme related to the study of functions had different approaches and different perspectives. Starting from a historical retrospective since de 1940s and focusing on the various approaches to this specific content over the years, we will analyze the various programs in the educational contexts of each era. Recently there have been several changes over a short period of time that have implications for both the content to be addressed and the objectives to be achieved. In this context, we will seek to draw comparisons between the most recent curriculum and curriculum documents, based on student profile at the end of compulsory education and based on our own teaching experience. Parallel to this work, and within de set theory, we present the concept of function, given as a relation between sets based on certain conditions, and analyze the properties and characteristics of functions in this context.pt_PT
dc.identifier.citationMota, Paula Rocha Peixoto Decq - Conceito de função [Em linha]: fundamentos e lecionação. [S.l.]: [s.n.], 2019. 167 p.
dc.identifier.tid202502090
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/9866
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das matemáticaspt_PT
dc.subjectCurrículospt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectFunções (matemáticas)pt_PT
dc.subjectTeoria dos conjuntospt_PT
dc.subjectAnálise históricapt_PT
dc.subjectFunctionspt_PT
dc.subjectMathematics curriculumpt_PT
dc.subjectHigh school educationpt_PT
dc.subjectHistorical retrospectivept_PT
dc.subjectSet theorypt_PT
dc.titleConceito de função: fundamentos e lecionaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Matemática para Professores em associação com a Faculdade de Ciências e Tecnologias, apresentada à Universidade Abertapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TMPP_ PaulaMota.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format