Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Conceito de função: fundamentos e lecionaçãoPublication . Mota, Paula Rocha Peixoto Decq; Ferreira, Gilda; Engrácia, PatríciaO conceito de função é um dos conceitos mais importante na matemática. Por conseguinte, o estudo de funções é um tema central no currículo de matemática do ensino secundário em Portugal. Com as mudanças curriculares e programáticas que ocorreram no sistema educativo português ao longo dos tempos, o tema relativo ao estudo de funções teve abordagens diversas e perspetivas diferenciadas. Partindo de uma retrospetiva histórica, desde os anos 40 do século passado, e centrada nas diversas abordagens deste conteúdo específico ao longo dos anos, analisaremos os diversos programas, nos contextos educativos de cada época. Recentemente ocorreram várias mudanças num curto período temporal, que tiveram implicações quer nos conteúdos a abordar, quer nos objetivos a atingir. Neste contexto, procuraremos estabelecer comparações entre os mais recentes programas e documentos curriculares, à luz do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e com base na nossa própria experiência docente. Paralelamente a este trabalho, e no âmbito da teoria de conjuntos, apresentamos o conceito de função, dado como uma relação entre conjuntos baseada em determinadas condições, e analisamos propriedades e características das funções neste contexto.