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Inovação, internacionalização e inclusão

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorCarrascal Domínguez, Silvia
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.date.accessioned2025-05-09T10:52:43Z
dc.date.available2025-05-09T10:52:43Z
dc.date.issued2023-12-28
dc.description.abstractConsiderando os avanços impulsionados pelo fenômeno da globalização, percebemos impactos e oportunidades nos diversos níveis de ensino, impulsionados pelo progresso tecnológico. Nesse cenário, a criação de espaços, integrados por diferentes ferramentas tecnológicas, aliada à inclusão e inovação nas personalizações do ensino em vários segmentos educacionais, tem resultado em ações e projetos inovadores mais diversificados e atualizados. Essa dinâmica busca atender não apenas à diversidade de necessidades, mas também às diversas formas de conhecimento e informações disponíveis atualmente. No contexto do ensino superior, essas mudanças revelam-se visíveis e profundas, como evidenciado pelos esforços das instituições para se adaptarem à nova realidade. As principais direções que delineiam o cenário do ensino superior, embora variem entre os países, incluem tendências como a expansão dos sistemas de ensino superior, a diversificação da oferta de cursos, a formação de conjuntos de estudantes mais heterogêneos, a exploração de novas fontes de financiamento, a adoção de novos modelos de governança institucional e a implementação de uma rede global de mobilidade e colaboração. Todas essas tendências estão ancoradas na preocupação com a acessibilidade, a inclusão e a inovação por meio de tecnologias, aspectos que muitas vezes não são compreendidos ou abordados de maneira específica. O ensino superior está se internacionalizando cada vez mais, implicando uma rede intensiva entre instituições, acadêmicos, alunos e outros atores, como a indústria. A pesquisa internacional colaborativa tem sido fortalecida pela rede entre as instituições e pelo financiamento transfronteiriço de atividades de pesquisa (OECD, 2008). As iniciativas focadas em acesso, inclusão, diversificação, experiências e troca de conhecimento entre culturas e áreas para estudos realizados de forma colaborativa representam tendências emergentes para atender às necessidades consolidadas na área da educação (Commission European, 2022). Nesse sentido, a docência online, o ensino híbrido e as metodologias ativas são caracterizadas por diferentes estratégias pedagógicas, formatos metodológicos e uso de ferramentas e aplicativos. Com base nessas premissas, apresentamos o Dossiê que destaca as pesquisas resultantes da IE CONFERENCE 2023, Innovación, Internacionalización e Inclusión que aconteceu em setembro de 2023, conferência promovida pela Universidade Complutense de Madrid, evento completamente online com a participação de diversos países iberoamericanos, europeus e de outros continentes para debater a importância dos espaços educativos inclusivos e inovadores, assim como a necessidade de abordar a diversidade de estilos de aprendizagem por meio do intercâmbio de experiências, estudos, projetos de inovação, transformação educativa, novos modelos educativos, metodologias e internacionalização do ensino e da aprendizagem. Focando-se nas tendências das metodologias ativas e no impacto delas nos ambientes de aprendizagem, em conformidade com os princípios de personalização, inovação e acessibilidade no contexto do ensino superior, o espaço de discussão proporcionou uma oportunidade para aprofundar e compartilhar entre os colegas as principais ideias sobre como promover a internacionalização de maneira mais profunda, inclusiva e centrada nos aspectos pedagógicos. Isso foi viabilizado por sugestões e propostas de aplicação de metodologias ativas, com ênfase à personalização, inovação e acessibilidade. O propósito deste Dossiê é compartilhar as reflexões elaboradas com base nos artigos enviados pera o evento e aqui selecionados, promovendo a troca de conhecimentos teórico-práticos e competências técnicas. Isso inclui o compartilhamento de experiências relacionadas à personalização, inovação e acessibilidade, por meio da aplicação de metodologias ativas no contexto do ensino superior. O que o leitor encontrará é uma explicação ampla e fundamentada das discussões originadas do debate, contribuindo assim para grupos e ações de ensino com projetos, ideias e  colaborações em andamento. Este Dossiê convida à reflexão ao propor indagações e práticas, uma discussão profunda e abrangente sobre o significado e a interação entre diversidade cultural, inclusão e acessibilidades. O entorno desse cenário serve como ponto de partida para a reflexão, identificando uma realidade que traz consigo desafios políticos, estratégicos e econômicos. Entre essas dificuldades, destacam-se questões como as barreiras à integração cultural, linguística e tecnológica, assim como os obstáculos relacionados ao financiamento de iniciativas e projetos. Nesse contexto, é essencial que pesquisadores, profissionais da educação e tomadores de decisão prossigam na exploração e aprofundamento do conhecimento sobre essa temática. Isso visa o desenvolvimento de estratégias eficazes e abordagens pedagógicas adaptadas às necessidades e capazes de promover uma educação mais inclusiva, flexível e transformadora Os artigos apresentados no dossiê abordam a gestão escolar e a inclusão, explorando práticas colaborativas, envolvendo famílias, docentes e diretores. Além disso, discutem a formação de professores com a utilização de tecnologias, visando ampliar a inovação e priorizar a acessibilidade. Um dos textos aprofunda a importância das habilidades sociais para aprimorar a inclusão em contextos educativos. Em sequência, um dos artigos destaca a relevância da internacionalização e inclusão, abordando seus aspectos significativos na formação de educadores. De forma mais abrangente, são analisados os aspectos críticos relacionados à identidade da educação superior, aos movimentos dos novos estilos de vida, às múltiplas imigrações e à diversidade cultural. Para completar, há uma abordagem mais atual discutindo a inteligência artificial e suas vantagens no contexto de questões inclusivas e de apoio à diversidade e equidade dos estudantes. Com grande satisfação, estimados leitores, disponibilizamos o mais recente número da Revista Dialogia. Esperamos que esta publicação seja um contributo para a construção de inovação e conhecimentos, aprofundando nas redes de formação, ampliando as possibilidades de internacionalização entre os pesquisadores, educadores e demais interessados nas temáticas abordadas.por
dc.identifier.citationCarrascal, S., & Barros, D. M. V. (2023, set./dez.). Inovação, internacionalização e inclusão. Dialogia, São Paulo, 47, p. 1-4, e25784. https://doi.org/10.5585/47.2023.25784
dc.identifier.doi10.5585/47.2023.25784
dc.identifier.eissn1983-9294
dc.identifier.issn1677-1303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19866
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.relation.ispartofDialogia
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEditorial
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oaire.citation.issue47
oaire.citation.titleDialogia
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