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IT service management: conceitos e processos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorBatuca, Nuno
dc.contributor.authorZarpelão, Bruno B.
dc.contributor.authorCaldeira, João M. L. P.
dc.contributor.authorSoares, Vasco N. G. J.
dc.date.accessioned2023-12-20T12:08:18Z
dc.date.available2023-12-20T12:08:18Z
dc.date.issued2023-12
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais tecnológico, a alta disponibilidade dos sistemas é cada vez mais exigente aos serviços de Tecnologias de Informação (TI). O Information Technology Service Management (ITSM) pode ter um papel fundamental na gestão de TI, auxiliando clientes e parceiros para que o serviço prestado apresente a melhor relação custo/benefício, e diminuindo o tempo de inatividade e as interrupções dos serviços. Procura-se potenciar o valor do negócio. Neste contexto, o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) aparece como uma framework que tem como objetivo auxiliar e facilitar a definição do negócio e a implementação da gestão de ITSM. Este artigo centra-se na análise e discussão dos conceitos inerentes aos processos de TI,auxiliando quem está a dar os primeiros passos nesta área. Ao longo do documento serão descritas as fases que compõem o ITSM e o ITIL, sob a forma de um guia orientador.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly technological world, high availability of systems is increasingly demanding of Information Technology (IT) services. Information Technology Service Management (ITSM) can play a key role in IT management, helping customers and partners to provide the most cost-effective service and reducing downtime and service interruptions. The aim is to enhance business value. In this context, the Information Technology Infrastructure Library (ITIL) appears as a framework that aims to assist and facilitate the business definition and implementation of ITSM management. This article focuses on the analysis and discussion of the concepts inherent to IT processes, helping those who are taking their first steps in this area. Throughout the document the phases that make up ITSM and ITIL will be described, in the form of a guiding guide.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBatuca, Nuno; et. al. - IT service management: conceitos e processos. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 18 (2023), p. 17-42pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/rcc.v18i0.294pt_PT
dc.identifier.eissn2182-1801
dc.identifier.issn1646-6330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/15287
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/294pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectValor do negóciopt_PT
dc.subjectGestão de processo de negóciopt_PT
dc.subjectGestão de serviços empresariaispt_PT
dc.subjectInformation Technology Service Management (ITSM)pt_PT
dc.subjectInformation Technology Infrastructure Library (ITIL)pt_PT
dc.subjectTutorialpt_PT
dc.subjectBusiness valuept_PT
dc.subjectBusiness process managementpt_PT
dc.subjectBusiness service managementpt_PT
dc.titleIT service management: conceitos e processospt_PT
dc.title.alternativeIT service management: concepts and processespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Computaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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