Repository logo
 
Publication

Seminário Educação Inclusiva

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorAnguita Acero, Juana María
dc.contributor.authorGonzález Olivares, Ángel Luis
dc.contributor.authorNavarro Martínez, Óscar
dc.contributor.authorTorres Carrero, María del Carmen
dc.contributor.authorAmo Chicharro, María del Carmen del
dc.contributor.authorPonce Blázquez, Esther
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorDias, Isabel de Barros
dc.contributor.authorGronita, Joaquim
dc.date.accessioned2025-06-09T15:02:28Z
dc.date.available2025-06-09T15:02:28Z
dc.date.issued2025-06-03
dc.descriptionSeminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb).
dc.descriptionOrganização - Pelo grupo português: Isabel de Barros Dias, Joaquim Gronita e Daniela Melaré Vieira Barros | Pelo pelo grupo espanhol: Óscar Navarro Martínez, Juana María Anguita Acero e Ángel Luis González Olivares.
dc.descriptionMesa-redonda I - Oradores | Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez, Universidad de Castilla-La Mancha e de María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez, Universidad de Castilla-La Mancha. Moderadora | Isabel de Barros Dias, Universidade Aberta. Mesa-redonda II - Oradores | Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez, Universidad de Castilla-La Mancha e de María del Carmen Torres Carrero, Universidad de Castilla-La Mancha. Moderador | Joaquim Gronita, Universidade Aberta.
dc.description.abstractO Seminário de Educação Inclusiva, promovido pelo Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta (UAb), realizou-se a 3 de junho de 2025, em formato híbrido. O evento reuniu investigadores, docentes e especialistas da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha) e da Universidade Aberta (Portugal) para refletir sobre os desafios e caminhos da inclusão no contexto educativo, com ênfase nas práticas pedagógicas e nas condições de acessibilidade no ensino superior. A sessão de abertura foi conduzida pela Profª Dr.ª Isabel Barros Dias, da coordenação do Projeto Acessibilidades da UAb. A intervenção inicial destacou a importância de consolidar uma cultura institucional voltada para a inclusão, articulando políticas, formação docente e infraestruturas acessíveis. Enfatizou-se ainda a necessidade de cooperação internacional como via de enriquecimento das práticas educativas. A Mesa-redonda I, moderada por Isabel Barros Dias, esta mesa abordou a conceitualização da inclusão e apresentou a perspetiva espanhola sobre o tema. Juana María Anguita Acero, Ángel Luis González Olivares e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) analisaram os avanços legislativos e pedagógicos em Espanha no domínio da inclusão. Realçaram que a inclusão não se limita à integração física de estudantes com deficiência, mas implica transformar a cultura escolar, garantindo uma participação plena e equitativa. María del Carmen Torres Carrero, María del Carmen del Amo Chicharro e Óscar Navarro Martínez (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentaram experiências de aplicação de metodologias ativas em contextos universitários, sublinhando os benefícios da aprendizagem cooperativa como instrumento de inclusão e valorização da diversidade. A Mesa-redonda II moderada pelo Prof. Dr. Joaquim Gronita, esta mesa focalizou os desafios relacionados à inclusão de estudantes com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) no ensino superior. Ángel Luis González Olivares e Esther Ponce Blázquez (Universidad de Castilla-La Mancha) partilharam abordagens e adaptações que têm sido eficazes para promover a permanência e o sucesso académico de estudantes autistas. Enfatizaram a importância do acompanhamento personalizado, do respeito à singularidade e da formação continuada de docentes. María del Carmen Torres Carrero (Universidad de Castilla-La Mancha) apresentou estratégias de organização do espaço físico, adaptações curriculares e comunicação acessível, sublinhando que a inclusão exige intencionalidade e planejamento colaborativo. O encerramento do seminário contou com uma síntese dos principais pontos abordados ao longo do dia, destacando: • A relevância das metodologias ativas como facilitadoras da inclusão. • A necessidade de um compromisso institucional com a formação docente e com a criação de ambientes acessíveis. • A contribuição significativa do intercâmbio entre instituições portuguesas e espanholas para o avanço de práticas educativas inclusivas. O Projeto Acessibilidades da Universidade Aberta reafirmou o seu compromisso em continuar a promover a formação, o debate e a investigação sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.por
dc.format.extent03 h., 49 min., 08 seg.
dc.format.mediumMPEG-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19925
dc.language.isospa
dc.peerreviewedn/a
dc.publisherUniversidade Aberta
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectEducação inclusiva
dc.subjectAcessibilidades UAb
dc.subjectAcessibilidades
dc.subjectEnsino superior
dc.subjectFormação docente
dc.subjectMetodologias ativas
dc.titleSeminário Educação Inclusivapor
dc.typelearning object
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarros
person.familyNameDias
person.familyNameGronita
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameIsabel de Barros
person.givenNameJoaquim
person.identifierL-8746-2014
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.ciencia-id5411-FEE8-F9F5
person.identifier.ciencia-id811E-C8FB-8572
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0003-3479-6660
person.identifier.orcid0000-0002-9356-3421
person.identifier.ridQ-6522-2018
person.identifier.scopus-author-id53563195800
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication7d560f5b-2533-495f-a9c8-90ecbf3e8481
relation.isAuthorOfPublication2eff5dcb-f464-4d4e-a374-981368c66ade
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d560f5b-2533-495f-a9c8-90ecbf3e8481

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Seminário Educação Inclusiva.pdf
Size:
87.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: