Publication
Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma Moodle
dc.contributor.author | Bernardo, Maria do Rosário Matos | |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T11:07:15Z | |
dc.date.available | 2019-12-30T11:07:15Z | |
dc.date.issued | 2019-11-20 | |
dc.description.abstract | O processo de ensino/aprendizagem da Macroeconomia, na modalidade de ensino a distância, tem associado um conjunto de dificuldades que nem sempre são fáceis de ultrapassar. O perfil do estudante, normalmente trabalhador-estudante, com pouca disponibilidade de tempo, que esteve alguns anos afastado do ensino, associado á complexidade da disciplina de Macroeconomia, que conjuga conceitos teóricos com modelos económicos, com forte componente matemática, resulta muitas vezes em taxas consideravelmente altas de abandono, insucesso e desmotivação. O objetivo é discutir algumas das dificuldades sentidas no ensino da unidade curricular Macroeconomia, no âmbito da licenciatura em Gestão da Universidade Aberta, e relatar os resultados da experiência de utilização da ferramenta “Quiz” da plataforma Moodle na avaliação formativa desta unidade curricular. A ferramenta “Quiz”, disponível na plataforma Moodle, permite elaborar diversos tipos de testes automáticos, conjugando também diversos tipos de questões, destinados a avaliação formativa, ou mesmo sumativa, que permitem ao estudante ter um feedback imediato relativamente ao seu desempenho e ao mesmo tempo dar indicações precisas dos conteúdos que devem estudar ou rever para melhorar o seu desempenho. Na unidade curricular Macroeconomia foram aplicados testes com questões de escolha múltipla, aplicáveis a todos os conteúdos programáticos, e testes de cálculo de valores, aplicáveis ao estudo dos modelos macroeconómicos. Os testes foram aplicados para fins formativos e resultaram num aumento de motivação e envolvimento dos estudantes na unidade curricular. Além disso, motivaram o desenvolvimento e proposta, por parte dos estudantes, de questões associadas ao feedback automático que recebiam, conseguindo transpor os conhecimentos em avaliação para outros aspetos, e exercícios, relacionados com os conteúdos programáticos. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Bernardo, Maria do Rosário Matos - Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta "Quiz" da plataforma Moodle. In ER2PS. Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais, 1, Setúbal, 2019 - "Desafios para a geração millennium" [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 35 p. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8942 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Macroeconomia | pt_PT |
dc.subject | Elearning | pt_PT |
dc.subject | Moodle | pt_PT |
dc.subject | Ferramenta Quiz | pt_PT |
dc.title | Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma Moodle | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.title | I Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (ER2PS). Desafios para a Geração Millennium | pt_PT |
person.familyName | Bernardo | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.identifier.ciencia-id | E412-BCD0-840F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9518-0854 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b4822269-cd24-443d-972c-769780ad0ed2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b4822269-cd24-443d-972c-769780ad0ed2 |