Repository logo
 
Publication

Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma Moodle

dc.contributor.authorBernardo, Maria do Rosário Matos
dc.date.accessioned2019-12-30T11:07:15Z
dc.date.available2019-12-30T11:07:15Z
dc.date.issued2019-11-20
dc.description.abstractO processo de ensino/aprendizagem da Macroeconomia, na modalidade de ensino a distância, tem associado um conjunto de dificuldades que nem sempre são fáceis de ultrapassar. O perfil do estudante, normalmente trabalhador-estudante, com pouca disponibilidade de tempo, que esteve alguns anos afastado do ensino, associado á complexidade da disciplina de Macroeconomia, que conjuga conceitos teóricos com modelos económicos, com forte componente matemática, resulta muitas vezes em taxas consideravelmente altas de abandono, insucesso e desmotivação. O objetivo é discutir algumas das dificuldades sentidas no ensino da unidade curricular Macroeconomia, no âmbito da licenciatura em Gestão da Universidade Aberta, e relatar os resultados da experiência de utilização da ferramenta “Quiz” da plataforma Moodle na avaliação formativa desta unidade curricular. A ferramenta “Quiz”, disponível na plataforma Moodle, permite elaborar diversos tipos de testes automáticos, conjugando também diversos tipos de questões, destinados a avaliação formativa, ou mesmo sumativa, que permitem ao estudante ter um feedback imediato relativamente ao seu desempenho e ao mesmo tempo dar indicações precisas dos conteúdos que devem estudar ou rever para melhorar o seu desempenho. Na unidade curricular Macroeconomia foram aplicados testes com questões de escolha múltipla, aplicáveis a todos os conteúdos programáticos, e testes de cálculo de valores, aplicáveis ao estudo dos modelos macroeconómicos. Os testes foram aplicados para fins formativos e resultaram num aumento de motivação e envolvimento dos estudantes na unidade curricular. Além disso, motivaram o desenvolvimento e proposta, por parte dos estudantes, de questões associadas ao feedback automático que recebiam, conseguindo transpor os conhecimentos em avaliação para outros aspetos, e exercícios, relacionados com os conteúdos programáticos.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBernardo, Maria do Rosário Matos - Uma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta "Quiz" da plataforma Moodle. In ER2PS. Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais, 1, Setúbal, 2019 - "Desafios para a geração millennium" [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 35 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8942
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMacroeconomiapt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectFerramenta Quizpt_PT
dc.titleUma experiência de ensino de macroeconomia em e-learning: como utilizar a ferramenta quiz da plataforma Moodlept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.titleI Encontro de Reflexão e Partilha Pedagógica em Ciências Sociais (ER2PS). Desafios para a Geração Millenniumpt_PT
person.familyNameBernardo
person.givenNameMaria do Rosário
person.identifier.ciencia-idE412-BCD0-840F
person.identifier.orcid0000-0002-9518-0854
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4822269-cd24-443d-972c-769780ad0ed2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4822269-cd24-443d-972c-769780ad0ed2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Apresentação Macro 2019.pdf
Size:
731.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: