Repository logo
 
Publication

Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global

dc.contributor.authorSequeira, Rosa Maria
dc.date.accessioned2019-01-29T16:07:17Z
dc.date.available2019-01-29T16:07:17Z
dc.date.issued2018-07-01
dc.description.abstractA leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.pt_PT
dc.description.abstractLiterary reading can better develop empathy towards the Other, an inclusive sympathy and critical intercultural awareness, features that belong to the most models of intercultural competence. Yet literature is absent from these models which also pay little attention to foreign language learning. This article discusses the important role of literature either for intercultural communication either for global citizenship education, that play an important role for the peace in the world. With suitable pedagogical approaches, literature in language learning can better contribute for the formation of the intercultural speaker and develop critical awareness, the capacity to reason well and handle delicate situations carefully without fear and judgment.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSequeira, Rosa Maria - Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. "Revista Boletín Redipe" [Em linha]. ISSN 2256-1536. Vol. 7, nº 7 (jul. 2018), p. 129-136pt_PT
dc.identifier.issn2256-1536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7892
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherREDIPEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/526pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadania globalpt_PT
dc.subjectLiteraturapt_PT
dc.subjectDiálogo interculturalpt_PT
dc.subjectConsciência críticapt_PT
dc.subjectGlobal citizenship educationpt_PT
dc.subjectCritical awarenesspt_PT
dc.subjectIntercultural dialoguept_PT
dc.titleDa consciência crítica intercultural è educação para a cidadania globalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceColombiapt_PT
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleRevista Boletín Redipept_PT
person.familyNameSequeira
person.givenNameRosa Maria
person.identifier.ciencia-id3512-0E40-D6CB
person.identifier.orcid0000-0001-7501-8780
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3bca75e6-53b7-473f-a65f-38ba7f4bbbab
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3bca75e6-53b7-473f-a65f-38ba7f4bbbab

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paz REDIPE.pdf
Size:
223.91 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: