Repository logo
 
Publication

Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.authorTeixeira, Leônia Cavalcante
dc.contributor.authorRamos, Natália
dc.date.accessioned2024-04-29T08:29:12Z
dc.date.available2024-04-29T08:29:12Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, L. C., & Ramos, N. (2011). Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), p. 143-163pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8pt_PT
dc.identifier.issn0870-418X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/16003
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFPCE, Universidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_45-1_8pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectSubjetividadept_PT
dc.subjectAlteridadept_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectFilosofiapt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectSociologiapt_PT
dc.titleSobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Coimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.issue45 -1pt_PT
oaire.citation.startPage143pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
person.familyNameRamos
person.givenNameNatália
person.identifier.ciencia-idDA15-2790-33C3
person.identifier.orcid0000-0002-8448-1846
person.identifier.scopus-author-id56769281700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LC NR Kohlberg, Habermas e B. Sousa Santos.pdf
Size:
145.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: