Publication
Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Teixeira, Leônia Cavalcante | |
dc.contributor.author | Ramos, Natália | |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T08:29:12Z | |
dc.date.available | 2024-04-29T08:29:12Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O momento civilizatório atual define-se como de crise epistémica, antropológica, ontológica e ética. Ratificando o espaço educacional como locus privilegiado de constituição de subjetividades, este estudo centra-se sobre as conceções de Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. As articulações entre filosofia, sociologia e educação iluminam a escola como território de construção subjetiva pela via da interdisciplinaridade. Habermas, em diálogo com a teoria kohlberguiana do julgamento moral, questiona o tecnicismo ao retomar uma ética iluminista cosmopolita emancipatória. Baseando-se na consideração da atualidade como momento de transição paradigmática, Santos posiciona-se contra as perspetivas iluministas antropológica, epistêmica e ética, propondo cartografias da experiência subjetiva que conduzam à emancipação por um ethos que se norteie pelo senso comum solidário. A discussão entre os autores dar-se-á considerando as relações entre ética e subjetividade no campo da educação, privilegiando os lugares do ensino-aprendizagem e do educador na instituição escolar. Mesmo a partir de perspetivas teóricas distintas, Habermas, apoiando-se em Kohlberg, e Santos afirmam-se como solidários à ideia de movimento, de emancipação e de resistência sociais, vislumbrando espaços de acolhimento da estranheza e pluralidade que caracterizam o alteritário, inclusive aí situando possibilidades de mudanças. Ao reivindicar-se um ethos para a educação, insiste-se na instituição educacional como locus forjador de subjetividades, acolhedor das diversidades, pluralidades, interculturalidades e vicissitudes humanas, da heterogeneidade, da singularidade, da diferença, da ambivalência, da contradição e do paradoxo que marcam o sujeito que, de modo algum, se reduz ao racional, ao biológico e ao homogéneo. Há que acolher uma mudança paradigmática no campo da educação, tanto epistemológica quanto metodológica, onde profissionais, familiares, alunos e sociedade em geral possam construir modelos de pertença do diferente, da diversidade e da complexidade na rede social e educacional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, L. C., & Ramos, N. (2011). Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-1), p. 143-163 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_8 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-418X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/16003 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | FPCE, Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_45-1_8 | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Subjetividade | pt_PT |
dc.subject | Alteridade | pt_PT |
dc.subject | Ética | pt_PT |
dc.subject | Filosofia | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Sociologia | pt_PT |
dc.title | Sobre o ethos na educação: dialogando com Kohlberg, Habermas e Boaventura de Sousa Santos | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade de Coimbra, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 163 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 45 -1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 143 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Natália | |
person.identifier.ciencia-id | DA15-2790-33C3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8448-1846 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56769281700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1b82562b-8ab7-400e-ad9d-2437fab4a256 |