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A formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) : realidades e representações

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg05:Igualdade de Género
dc.contributor.advisorCova, Anne
dc.contributor.advisorVaquinhas, Irene
dc.contributor.authorPinto, Teresa
dc.date.accessioned2009-03-26T15:08:44Z
dc.date.available2009-03-26T15:08:44Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionTese de Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres na especialidade de História das Mulheres e do Género apresentada à Universidade Aberta
dc.description.abstractEste trabalho procura problematizar o papel reprodutor e produtor das escolas públicas de ensino industrial na construção e afirmação da sociedade burguesa e das concepções de homem ganha-pão e da mulher dona-de-casa em finais do século XIX e inícios do século XX. A problemática que conformou a presente investigação constituiu-se na intersecção de três interrogações de fundo. Em primeiro lugar, como interpretar a frequência feminina das escolas industriais públicas oitocentistas e respectivas oficinas, independentemente da localização geográfica, desde a sua fundação, em 1884? Em segundo lugar, qual o grau de congruência entre as representações discursivas sobre as mulheres e a realidade da sua situação face ao trabalho na sociedade portuguesa oitocentista? Como se relacionavam as modalidades e finalidades de formação profissional para o sexo feminino propostas no quadro institucional oitocentista com as representações sobre o trabalho das mulheres presentes nos discursos coevos? Em terceiro lugar, como se coadunou a oferta de ensino industrial para o sexo feminino a uma representação social das mulheres que as dissociava, cada vez mais, da noção de trabalho produtivo e profissional? Que tipo de representações sobre a relação das mulheres com a(s) actividade(s) profissional(ais) são veiculadas pelos discursos políticos, normativos e técnicos sobre o ensino industrial? Em que medida é que este tipo de oferta formativa por parte do Estado influenciou, de forma directa ou simbólica, o reposicionamento socioprofissional das mulheres que o frequentaram? O estudo analisa, na perspectiva da história das mulheres, entendida como história relacional, isto é, uma história das relações sociais entre mulheres e homens, a formação profissional feminina no quadro do ensino industrial público em Portugal, desde a criação das primeiras escolas, em 1884, até à implantação da 1ª República, na dupla perspectiva das realidades e das representações. Estes vinte e sete anos correspondem à concretização possível do projecto da monarquia constitucional relativo ao incremento de um ensino industrial e profissionalizante.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.identifier.citationPinto, Teresa - A formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) [Em linha] : realidades e representações. [Lisboa] : [s.n.], 2008. 819 p.
dc.identifier.tid101188862
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/1334
dc.language.isoporen
dc.subjectHistória de Portugalen
dc.subjectEmprego das mulheresen
dc.subjectEducação das mulheresen
dc.subjectEnsino profissionalen
dc.subjectFormação profissional
dc.subjectMulheres
dc.subjectGénero
dc.subjectSéculo XIX
dc.subjectSéculo XX
dc.titleA formação profissional das mulheres no ensino industrial público (1884-1910) : realidades e representaçõesen
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePinto
person.givenNameTeresa
person.identifier.ciencia-id5B1E-D94A-9981
person.identifier.orcid0000-0001-9281-1991
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typedoctoralThesisen
relation.isAuthorOfPublication34e71380-44c6-4572-91e6-f7d154a09ab8
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