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Publication

Cadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em língua não materna

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorOsório, Paulo
dc.contributor.authorMoutinho, Lurdes
dc.contributor.editorLurdes
dc.date.accessioned2025-10-03T10:59:54Z
dc.date.available2025-10-03T10:59:54Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.descriptionCoordenadores e editores do volume: Paulo Osório e Lurdes de Castro Moutinho
dc.description.abstractEste é o segundo número da Revista Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna, 2023, que tem uma periodidade anual e é parte integrante de uma das atividades do subgrupo “Variação Linguística” do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Dando continuidade ao primeiro número publicado em 2022, também esta edição conta com cinco textos, resultantes de uma avaliação por pares, interligando fenómenos de variação linguística em contexto de língua não materna. No artigo intitulado «Reflexões sobre a aprendizagem da prosódia do português brasileiro como língua estrangeira», Adriana Nascimento Bodolay apresenta «uma reflexão sobre o que os aprendizes de Português como Língua Estrangeira (PLE) sabem sobre a Prosódia do Português Brasileiro (PB), de modo que tal conteúdo possa ser abordado em sala de aula. (...) As observações tratadas neste artigo estão relacionadas aos aspectos suprassegmentais da pronúncia. A partir de descrições prosódicas feitas para o PB (Rameh, 1966, Moraes, 1993, Fonágy, 1993), foi possível observar que tanto o acento lexical, quanto o acento frasal devem ser objeto de abordagem na sala de PLE, de modo que os aprendizes possam se expressar de forma a manterem a face positiva na interação verbal»; Camili Daiani Maranho Alvarenga através do estudo «A dimensão léxico-gramatical e (inter)cultural: variações de sentido em contexto de português para hispanofalantes» pretende clarificar «como um ensino do vocabulário em diferentes contextos verbais promove uma conscientização do caráter polissêmico da unidade lexical. Tal conscientização, por sua vez, resultaria em um maior desenvolvimento da competência lexical e na indagação sobre os limites nem sempre palpáveis entre tais categorias»; o texto «O português como terceira língua estrangeira para falantes de romeno», da autoria de Irina Bratu e Maria do Céu Fonseca, analisa «aspetos linguísticos mais relevantes no ensino do português europeu a romenos. Ao nível teórico, a linguística comparativa representa a ferramenta utilizada para apresentar a paridade dos sistemas fonético e lexical das duas línguas neolatinas, que é exemplificada e analisada concisamente»; Roque Suequel e Paulo Osório em «Interferências do cokwe no português de Angola: variação morfossintática» tomam como objeto da sua investigação a «análise da interferência do cokwe no português de Angola (PA), que resulta dos contactos entre esta língua autóctone com a língua portuguesa (LP), (...) [dando] particular enfoque à variação morfossintática do PA [e, analisando], ainda, as interferências do cokwe»; por fim, o artigo, da autoria de Rosa Lídia Coimbra e de Lurdes de Castro Moutinho, intitulado «Variação entoacional em enunciados interrogativos produzidos por falantes estrangeiros de duas línguas românicas» leva a cabo uma «uma comparação entre os padrões entoacionais de enunciados interrogativos, produzidos, em português, por falantes de duas línguas românicas, o espanhol e o francês, [comparando-os] com os realizados por um falante nativo de português europeu».por
dc.description.sponsorshipEsta publicação foi financiada pela FCT, no âmbito do projeto UIDB/04188/2020 (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro).
dc.identifier.citationOSÓRIO, Paulo & MOUTINHO, Lurdes (Eds. e Coords.) – Cadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna. Aveiro (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas), 2023.
dc.identifier.eissn2795-5680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20314
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade de Aveiro
dc.relationCentre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies
dc.relation.hasversionhttps://proa.ua.pt/index.php/cple/issue/view/1191
dc.relation.ispartofseriesLinguística
dc.rights.uriN/A
dc.subjectVariação
dc.subjectPortuguês língua não materna
dc.titleCadernos de PLE. Estudos variacionistas e aplicados em língua não maternapor
dc.typejournal article
dcterms.referenceshttps://proa.ua.pt/index.php/cple/issue/view/1191/419
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies
oaire.awardURIhttp://hdl.handle.net/10400.2/20286
oaire.citation.endPage119
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleCadernos de PLE. Estudos Variacionistas e Aplicados em Língua Não Materna
oaire.citation.volume2023
oaire.fundingStreamConcurso de avaliação no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D (2017/2018) - Financiamento Base
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameOsório
person.familyNameMoutinho
person.givenNamePaulo
person.givenNameLurdes
person.identifier.ciencia-idD91D-9526-2EAC
person.identifier.orcid0000-0001-6009-6970
person.identifier.orcid0000-0003-0869-9912
relation.isAuthorOfPublication902237d4-ddde-41f7-9d2d-32c3681ef1db
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A publicação data de 2023 e constitui um número de uma Revista (da área da Linguística) do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, tendo a respetiva organização/coordenação e edição sido da responsabilidade de Paulo Osório & Lurdes Castro Moutinho.
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