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Conecta Sífilis: o potencial de uma comunidade virtual para a prevenção de sífilis em gestantes

datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorSousa, Lúcio
dc.contributor.authorSilva, Bruno Cássio de Andrade e
dc.date.accessioned2022-07-04T13:22:23Z
dc.date.available2022-07-04T13:22:23Z
dc.date.issued2022-06-03
dc.date.submitted2022-07-04
dc.description.abstractA discussão sobre alternativas de combate à epidemia de sífilis no Brasil estimulou o fortalecimento de uma Cooperação Técnica Internacional entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Aberta de Portugal, no âmbito de um pacto interfederativo, denominado Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em nível de mestrado. Para colaborar com a reflexão em torno dessa área de interesse, esta dissertação tem como objeto de estudo discutir o potencial de uma comunidade virtual como ferramenta de prevenção aos casos de sífilis em mulheres gestantes, um dos grupos considerados prioritários na atenção em saúde. O nosso objetivo geral é investigar a viabilidade da utilização da comunicação digital para o compartilhamento de informações corretas sobre essa infecção sexualmente transmissível e, dessa forma, colaborar com a prevenção de novos casos da enfermidade. Para essa investigação, estabelecemos três objetivos específicos: 1) verificar se unidades públicas de saúde de Natal usam ferramentas digitais de comunicação para a troca de informações com mulheres gestantes; 2) identificar exemplos bem sucedidos de uso da linguagem virtual na prevenção de doenças nesse público; 3) definir uma estratégia de comunicação para emprego em uma comunidade virtual direcionada, especificamente, às mulheres gestantes. Com a finalidade de alcançarmos os nossos objetivos, buscamos a fundamentação teórica na definição clássica de comunidades virtuais (Howard, 1996), na concepção de cibercultura (Lévy, 1999), na definição de sociedade em rede (Castells, 1999) e na abordagem sobre redes sociais na internet (Recuero, 2009). Metodologicamente, esta pesquisa pode ser classificada como qualitativa de vertente etnográfica (Angrosino; Flick, 2009; André, 1995), apoiada também nas concepções de interculturalidade (López, 2019), de Etnografia Digital (Kozinets, 1998) e no conceito de comunidades de aprendizagem e de prática (Schlemmer, 2012).pt_PT
dc.description.abstractThe discussion on alternatives to combat the syphilis epidemic in Brazil has encouraged the strengthening of an International Technical Cooperation between the Federal University of Rio Grande do Norte and the Open University of Portugal, under an interfederative pact, called the Rapid Response to Syphilis in Care Networks Project, for the development of research work at master's level. To collaborate with the reflection around this area of interest, this dissertation aims to discuss the potential of a virtual community as a tool for prevention of syphilis cases in pregnant women, one of the groups considered a priority in health care. Our general objective is to investigate the feasibility of using digital communication to share correct information about this sexually transmitted infection and, in this way, collaborate with the prevention of new cases of the disease. For this investigation, we established three specific objectives: 1) to verify if public health units in Natal use digital communication tools to exchange information with pregnant women; 2) to identify successful examples of the use of virtual language to prevent diseases in this public; 3) to define a communication strategy to be used in a virtual community directed specifically to pregnant women. In order to achieve our goals, we searched for theoretical basis in the classical definition of virtual communities (Howard, 1996), in the conception of cyberculture (Lévy, 1999), in the definition of network society (Castells, 1999) and in the approach about social networks on the internet (Recuero, 2009). Methodologically, this research can be classified as qualitative of ethnographic strand (Angrosino; Flick, 2009; André, 1995), supported also in the conceptions of interculturality (López, 2019), of Digital Ethnography (Kozinets, 1998) and in the concept of learning and practice communities (Schlemmer, 2012).pt_PT
dc.identifier.citationSilva, Bruno Cássio de Andrade e - Conecta Sífilis Em linha]: o potencial de uma comunidade virtual para a prevenção de sífilis em gestantes. Natal-RN: [s.n.], 2022. 93 p.
dc.identifier.tid203037154
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/12005
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunidade virtualpt_PT
dc.subjectComunidade de aprendizagem e de práticapt_PT
dc.subjectSífilispt_PT
dc.subjectGrávidaspt_PT
dc.subjectEtnografia digitalpt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectSyphilis in pregnant womenpt_PT
dc.subjectVirtual communitypt_PT
dc.subjectCommunity of learning and practicept_PT
dc.subjectDigital ethnographypt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.titleConecta Sífilis: o potencial de uma comunidade virtual para a prevenção de sífilis em gestantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Relações Intercultuaris apresentada à Universidade Abertapt_PT

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