Repository logo
 
Publication

Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorCarvalho, Madalena
dc.date.accessioned2019-10-29T14:27:51Z
dc.date.available2019-10-29T14:27:51Z
dc.date.issued2019-10
dc.descriptionComunicação oral apresentada à 10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta.pt_PT
dc.description.abstractO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.pt_PT
dc.description.abstractThe Open Educational Resources (OER) movement has taken a leading role in the new scenarios related to innovation in education. Faced with the need to expand access to quality education at low costs, OERs are emerging as an alternative and the academic community is increasingly aware of the incorporation of this resource typology into their educational practices. In this context, Universidade Aberta (Portuguese Open University - UAb) stands out, in the Portuguese higher education panorama, for being the only institution that has in its institutional repository - Open Repository, a specific community for the provision of OER, ensuring the ease in location and confidence in the quality of the content. At the same time, as part of the open education strategy, with the AULAbERTA initiative, UAb develops a set of practices that allow the description and connection of those OER to concrete contexts of use. In this article, in addition to the contextualization of this project, we describe the strategies and methodologies that are being followed as well as the results obtained with regard to educational resources inserted in real pedagogical exploration paths. It also presents a reflection on how, in the UAb structure, the different elements, actors and structures are integrated and articulated within this ecosystem.pt_PT
dc.description.abstractEl movimiento de Recursos Educativos Abiertos (REA) ha tomado un papel de liderazgo en los nuevos escenarios relacionados con la innovación en la educación. Ante la necesidad de ampliar el acceso a una educación de calidad a bajo costo, los REA están surgiendo como una alternativa y la comunidad académica es cada vez más consciente de la incorporación de esta tipología de recursos en sus prácticas educativas. En este contexto, la Universidade Aberta de Portugal (UAb) se destaca, en el panorama de la educación superior portuguesa, por ser la única institución que tiene en su repositorio institucional – Repositorio Abierto, una comunidad específica para la provisión de REA, asegurando la facilidad en ubicación y confianza en la calidad del contenido. Al mismo tiempo, como parte de la estrategia de educación abierta, a través de la iniciativa AULAbERTA, la UAb desarrolla un conjunto de prácticas que permiten que la descripción y la conexión a contextos de uso concretos se pongan a disposición del REA, disponible en el Repositorio Abierto. En este artículo, además de la contextualización de este proyecto, describimos las estrategias y metodologías que se están siguiendo, así como los resultados obtenidos con respecto a los recursos educativos insertados en caminos de exploración pedagógica real. También presenta una reflexión sobre cómo, dentro de la estructura UAb, los diferentes elementos, actores y estructuras se integran y articulan dentro de este ecosistema.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBastos, Glória; Carvalho, Madalena - Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertas. In Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, 10, Manaus, 2019. "Conferência...."[Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2019. 13 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8655
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4895/4451
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectPráticas educacionais abertaspt_PT
dc.subjectUniversidade Abertapt_PT
dc.subjectRepositório Abertopt_PT
dc.subjectAula Abertapt_PT
dc.subjectOpen educational resourcespt_PT
dc.subjectOpen educational practicespt_PT
dc.subjectRecursos educativos abiertospt_PT
dc.subjectPrácticas educativas abiertaspt_PT
dc.titleInovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertaspt_PT
dc.title.alternativePedagogical innovation at Universidade Aberta: an ecosystem of resources and open educational practicespt_PT
dc.title.alternativeInnovación pedagógica en Universidade Aberta: un ecosistema de recursos y prácticas educativas abiertaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceManauspt_PT
oaire.citation.title10ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA)pt_PT
person.familyNameBastos
person.familyNameCarvalho
person.givenNameGlória
person.givenNameMadalena
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.ciencia-idE619-5B22-D6AC
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0003-4288-6025
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublicatione57a2b37-c5f5-4b24-9df3-d839e481e878
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CONFOA_GB_MC_VERSAOFINAL.pdf
Size:
454.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: