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Abstract(s)
A Realidade Aumentada usa a renderização de modelos de objectos para complementar informação numa cena física. Para conseguir este objectivo (atingir esta meta), esses modelos necessitam de ser referenciados aos
objectos físicos que é suposto serem aumentados. Esta referenciação requer uma calibração dos dispositivos usados para a projecção das imagens aumentadas, assim como dos dispositivos usados para adquirir a
informação 3D da cena física. No caso de o aumento de realidade incluir nova geometria, as imagens aumentadas deverão ser projectadas e visualizadas em estéreo, de modo que a cena composta resultante faça
sentido. Usualmente, bons exemplos de realidade aumentada são muito caros e as soluções implementadas são rígidas. Neste artigo descrevemos uma arquitectura e a sua implementação como um sistema flexível e de baixo custo, para criação e projecção de realidade aumentada. Na secção final apontamos alguns desenvolvimentos futuros para este sistema, requerendo mais experimentação.
Description
Keywords
Realidade aumentada Realidade virtual Projeção estéreo
Citation
Marcos, Adérito [et al.] - Sistema flexível de realidade aumentada de baixo custo com base em projecção estereoscópica . In Encontro Português de Computação Gráfica, 17, Covilhã, 2009 - "Encontro Português ...[Em linha]: actas". Covilhã: Grupo Português de Computação Gráfica, 2009. ISBN 972-98464-3-4. p.1-10
Publisher
Grupo Português de Computação Gráfica