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A criação do mundo no Genésis, na cosmogonia hermopolitana e na teologia menfita

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O relato inicial da criação do mundo de Génesis, cap. 1, é sobejamente conhecido. Nesta narrativa há um conjunto de elementos que possibilitam o estabelecimento de paralelos e de comparações com outros existentes em narrativas cosmogónicas egípcias, como as elaboradas em Hermópolis e em Mênfis, nomeadamente. As cosmogéneses hermopolitana e menfita, organizadas em torno da existência e acção de uma ogdóade de deuses (quatro casais ou forças dinâmicas do mundo não criado), no primeiro caso, ou do deus Ptah, o deus egípcio que criou o mundo através do pensamento deliberado e do discurso executivo, no segundo, com modelos narrativos distintos entre si, apresentam, porém, uma concepção e uma descrição do mundo pré-cósmico e cósmico que ecoa, de alguma forma, no Génesis. Sem pretendermos estabelecer causalidades forçadas ou mesmo inexistentes, procuraremos reflectir sobre os momentos criacionais mencionados nesses textos e sobre a linguagem usada nas narrativas em causa para descrever os actos demiúrgicos envolvidos e as suas consequências.

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Keywords

Cosmogonia Narrativas Especulação teológica Magia criadora

Citation

Sales, José das Candeias - A criação do mundo no Genésis, na cosmogonia hermopolitana e na teologia menfita. "Hélade" [Em linha]. ISSN 1518-2541. A. 4, v. 2, nº 1 (2018), p. 8-28

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