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A competência de escrita de alunos do Iº Ciclo do Ensino Secundário dos Municípios do Cambulo e do Chitato e as perceções dos professores

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorCoge, Benvindo Salvador
dc.contributor.authorOsório, Paulo
dc.contributor.authorMarcotulio, Leonardo
dc.contributor.editorEvaristo, Jefferson
dc.contributor.editorVilaça, Cynthia
dc.contributor.editorKaltner, Leonardo
dc.contributor.editorMarcotulio, Leonardo
dc.date.accessioned2025-10-03T10:29:11Z
dc.date.available2025-10-03T10:29:11Z
dc.date.issued2025-08-14
dc.description.abstractA presente investigação surge da observação de dificuldades ao nível da competência escrita observada em alunos do Iº ciclo do Ensino Secundário dos municípios do Cambulo e do Chiato da província da Lunda-Norte (Angola). Assim, o pressuposto principal deste estudo é tentar percebermos o que está na origem de determinados desvios de escrita (com particular incidência para a ortografia), para se poderem propor formas de atuação pedagógica no espaço da aula de Português. No entanto, naturalmente que este trabalho toma como ponto fundamental de interpretação dos dados o facto de, em Angola, o português ter dois estatutos, língua segunda para uns e língua materna para outros, o que em muitos casos tem reflexos diretos na aprendizagem dos estudantes. Também foi nosso interesse indagarmos as perceções que os próprios professores têm do desempenho dos seus alunos, tomando-se ainda como linha de reflexão o estatuto que a língua portuguesa tem para esses mesmos professores. Assim, o estudo empírico é duplo: por um lado, analisamos produções escritas dos estudantes destes municípios; e, por outro, refletimos sobre os resultados de um inquérito preenchido por professores.por
dc.description.abstractThis investigation arises from the observation of difficulties in terms of written competence observed in students in the 1st cycle of Secondary Education in the municipalities of Cambulo and Chiato in the province of Lunda-Norte (Angola). Thus, the main premise of this study is to try to understand what is at the origin of certain writing errors (with a particular focus on spelling), so that we can propose forms of pedagogical action in the Portuguese classroom. However, naturally this work takes as a fundamental point of data interpretation the fact that, in Angola, Portuguese has two statuses, second language for some and mother tongue for others, which in many cases has direct impacts on student learning. It was also our interest to investigate the perceptions that teachers themselves have of their students' performance, also taking as a line of reflection the status that the Portuguese language has for these same teachers. Thus, the empirical study is twofold: on the one hand, we analyze written productions by students from these municipalities; and, on the other, we reflect on the results of a survey completed by teachers. Our study concludes that the failure of these students to write is based on the fact that they generally speak two languages: initially, their mother tongue is often not Portuguese, and they only learn Portuguese later (often only through formal instruction).eng
dc.identifier.citationCOGE, Benvindo; OSÓRIO, Paulo & MARCOTULIO, Leonardo. «A Competência de Escrita de Alunos do Iº Ciclo do Ensino Secundário dos Municípios do Cambulo e do Chitato e as Perceções dos Professores». In: Soletras, nº51 , 2025.
dc.identifier.doi10.12957/soletras.2025.90164
dc.identifier.issn2316-8838
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/20311
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
dc.relation.hasversionhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/90164
dc.relation.ispartofseriesLinguística
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectPortuguês Língua Segunda
dc.subjectEscrita
dc.subjectLunda-Norte
dc.subjectPortuguese second language
dc.subjectWritten texts
dc.subjectLunda-Norte
dc.titleA competência de escrita de alunos do Iº Ciclo do Ensino Secundário dos Municípios do Cambulo e do Chitato e as perceções dos professorespor
dc.title.alternativeWriting Competence of Secondary School Students in the Municipalities of Cambulo and Chitato and Teachers' Perceptionspor
dc.typejournal article
dcterms.referenceshttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/index
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage861
oaire.citation.startPage842
oaire.citation.titleSoletras
oaire.citation.volume51
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameOsório
person.familyNameMarcotulio
person.givenNamePaulo
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-idD91D-9526-2EAC
person.identifier.orcid0000-0001-6009-6970
person.identifier.orcid0000-0001-8227-5144
relation.isAuthorOfPublication902237d4-ddde-41f7-9d2d-32c3681ef1db
relation.isAuthorOfPublication91bd5b48-a6b2-49ec-bfcb-6bb43477c5d4
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O artigo trata da questão da "competência escrita" e das perceções dos professores, sendo que o estudo empírico se baseia no estudo de produções escritas de alunos angolanos dos Municípios do Chambulo e do Chiato.
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