Repository logo
 
Publication

Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação física

dc.contributor.authorRibeiro, Glória
dc.contributor.authorMoreira, J. António
dc.date.accessioned2023-01-17T09:35:09Z
dc.date.available2023-01-17T09:35:09Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do en- sino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Educação Física do ensino fundamental. Participaram na investigação 66 alunos do 6.o ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivis- mo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Acei- tação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRIBEIRO, Glória & MOREIRA, J. António (2014). Perceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da Educação Física. Informática e Educação: Teoria & Prática, 17 (1), 155-168.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1982-1654.39255pt_PT
dc.identifier.issn1516-084X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13164
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39255pt_PT
dc.subjectCompetências de aprendizagempt_PT
dc.subjectPerceção de aprendizagempt_PT
dc.subjectAmbientes onlinept_PT
dc.titlePerceção de competências de aprendizagem em ambientes online no ensino da educação físicapt_PT
dc.title.alternativeUnderstanding learning skills in online learning environments in physical education teachingpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage168pt_PT
oaire.citation.startPage155pt_PT
oaire.citation.titleInformática e Educação: Teoria & Práticapt_PT
person.familyNameMoreira
person.givenNameJ. António
person.identifier.ciencia-id2B14-ACE3-6C96
person.identifier.orcid0000-0003-0147-0592
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryda2ca531-e45f-48fe-bafe-1151cfa6dd85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
22.Informática_Educação.pdf
Size:
1.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: