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The integration of circular economy within corporate sustainability reporting: towards a framewok

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
dc.contributor.advisorCaeiro, Sandra
dc.contributor.advisorSalomone, Roberta
dc.contributor.advisorRamos, Tomás Barros
dc.contributor.authorOpferkuch, Katelin
dc.date.accessioned2023-04-05T11:13:15Z
dc.date.available2023-04-05T11:13:15Z
dc.date.issued2023-03-06
dc.date.submitted2023-04-05
dc.description.abstractApesar da adoção crescente de iniciativas de desenvolvimento sustentável, as economias baseadas no consumo e na extração de materiais e energia não conseguem abordar questões globais como o esgotamento de recursos, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Como resultado, académicos e decisores políticos têm procurado vias alternativas para a criação de valor económico e social, e que ao mesmo tempo minimizem os impactes ambientais negativos. O modelo de economia circular (EC) de produção e consumo, que promete transformar os sistemas económicos lineares, tem vindo a ser rapidamente integrado nas iniciativas de sustentabilidade organizacional. As empresas estão cada vez mais sensibilizadas para a transição para a EC, encarando como uma oportunidade para implementar práticas inovadoras de responsabilidade social. Este compromisso crescente das empresas em melhorar a implementação de estratégias e práticas de EC exige o desenvolvimento de directrizes para assegurar uma comunicação externa consistente e eficaz. Os relatórios de sustentabilidade permitem às empresas mostrar não só ocompromisso com a sustentabilidade, mas também aumentar a transparência das actividades empresariais. À medida que os modelos de EC ganham presença no sector privado, os relatórios continuam a ser um canal de interação privilegiada com as partes interessadas, assegurarando que as empresas estão a ser responsabilizadas pela implementação dosobjectivos de sustentabilidade assumidos. Na ausência de directrizes “normalizadas” para avaliar e comunicar a internalização da circularidade na organização, não está a ser aproveitado todo o potencial da utilização de relatórios como instrumento de apoio à transição para a sustentabilidade organizacional. As evidências existentes sugerem uma baixa inclusão da EC nos relatórios de sustentabilidade, e reforçam a existência de lacunas de investigação significativas sobre a intersecção da EC com os relatórios de sustentabilidade. Neste contexto, o presente trabalho de investigação visa explorar e apoiar a a integração da EC nas práticas e abordagens associadas a relatórios de sustentabilidade nas empresas. Para atingir este objectivo principal, foram equacionados quatro objectivos específicos de investigação: 1) investigar como é que a literatura existente e as abordagens metodológicas associadas à conceção e operacionalização de relatórios de sustentabilidade orientam as empresas na integração das questões de EC nos relatórios de sustentabilidade; 2) analisar o conteúdo relacionado com EC presente nos relatórios de sustentabilidade de empresas classificadas em rankings de sustentabilidade; 3) explorar as perspectivas e experiências das empresas que divulgam conteúdos de EC nos relatórios de sustentabilidade; 4) propor recomendações para melhorar o a comunicação dos conteúdos de EC pelas empresas. Este trabalho segue uma concepção interpretativa e indutiva da investigação, utilizando métodos qualitativos e quantitativos para a recolha e análise de dados. Mais especificamente, as estratégias de investigação incluiram uma revisão sistemática da literatura, análise de conteúdo, inquéritospor questionário, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais. A investigação ao ter sido baseada em métodos mistos, incluindo a utilização de diferentes métodos de recolha de dados, permitiu reforçar as principais conclusões obtidas neste estudo. Os principais resultados deste trabalho de investigação são consubstanciados em três artigos científicos, com o objectivo de contribuir para as discussões teóricas e práticas sobre EC em relatórios de sustentabilidade de organizações empresariais. Dos resultados do primeiro objectivo de investigação, verificou-se que a EC foi incluída apenas em cinco dos quinze modelos e abordagens de relatórios de sustentabilidade analisados, e na maioria das vezes incluídos como: i) um tema incluído voluntariamente e, apresentado como material suplementar; ou ii) discutidos dentro de um único tópico: gestão de recursos ou resíduos. Além disso, a EC é mais comummente descrita através da definição da Fundação Ellen MacArthur e a responsabilidade pela selecção dos dados da EC continua a ser da responsabilidade exclusiva da empresa, uma vez que não existem diretrizes ou normas para este efeito. As conclusões sugerem também que as empresas que procuram aconselhamento a partir destes modelos de apresentação de relatórios não irão muito provavelmente reportar as questões da EC ou descreverão apenas qualitativamente as actividades da EC sob uma perspectiva restrita, normalmente focada na gestão de resíduos. Os resultados do segundo objectivo revelaram que, embora a EC esteja a ser explicitamente mencionada em quase todos os relatórios de sustentabilidade analisados, o conteúdo de EC é muito limitado e não está presente nas diferentes componentes do relatório de sustentabilidade. Especificamente, CE é descrita na mensagem do presidente executivo em apenas 20% das empresas, e em 28% das avaliações de materialidade da empresa. Além disso, observou-se que as empresas efetuam uma ligação superficial do conteúdo da EC com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e sem qualquer justificação quantitativa para a maioria dos casos. Relativamente a objectivos e indicadores de EC, menos de um terço das empresas revelaram objectivos que focam sobretudo iniciativas de circularidade de nível estratégico e indicadores que avaliam sobretudo práticas de circularidade de escala operacional. Globalmente, estas conclusões destacam duas visões de EC no âmbito das estratégias empresariais: 1) EC é um pilar importante; ou 2) EC é uma extensão (ou substituição) de temas associados às áreas de resíduos e/ou de gestão. No âmbito do terceiro objectivo, as empresas investigadas destacaram sete factores críticos para reportar EC, bem como identificaram vários desafios e benefícios associados à comunicação externa dos dados de EC. Em relação à relevância e exequibilidade do reporte de EC, as empresas evidenciaram que, em geral, o conteúdo de EC é relevante para todos os elementos-chave do conteúdo dos relatórios de sustentabilidade, contudo, consideraram os elementos de "Riscos e Oportunidades" e "Desempenho de Sustentabilidade" como os menos exequíveis para desenvolver e divulgar dados da EC. Os resultados do quarto objectivo de investigação traduziram-se por uma série de recomendações práticas, relevantes para os profissionais que trabalham com questões de EC, de relatórios de sustentabilidade e ainda aqueles envolvidos com a sustentabilidade organizacional em geral. Em particular, as empresas devem dar prioridade à identificação de riscos e oportunidades relacionadas com a EC, e reconhecer a hierarquia das estratégias da EC ao medir e divulgar os respetivos dados. Devem ainda reconhecer a EC como uma poderosa ferramenta de reporte no contexto da criação de valor empresarial e assegurar que as metas relacionadas com a EC são acompanhadas por indicadores relevantes para evitar potenciais alegações de ”greenwashing”. No conjunto, os resultados desta investigação fornecem vários contributos para a concretização do objectivo central: explorar e apoiar a necessária integração da EC no âmbito das práticas e modelos de relatórios de sustentabilidade das empresas. Os principais resultados demonstram que a integração da EC não só é uma evidência, como está em rápida evolução no âmbito da elaboração de relatórios de sustentabilidade das empresas. Esta investigação conclui com reflexões teóricas sobre as percepções corporativas da EC e a sua relação com a sustentabilidade que emerge nos relatórios de sustentabilidade. Além disso, os resultados revelam várias sinergias e limitações entre as percepções de valor dentro dos processos de EC e de criação de valor empresarial. Esta investigação apresenta um primeira contributo para apoiar a integração da EC nos processos de reporte da sustentabilidade das empresas, estabelecendo uma visão geral das actuais tendências e fraquezas dos relatórios, ao mesmo tempo que destaca numerosas oportunidades de trabalho futuro para facilitar e impulsionar a transparência na transição para uma EC.pt_PT
dc.description.abstractDespite the mainstreaming of sustainable development initiatives, overconsuming and extractive economies fail to address global issues such as resource depletion, climate change and biodiversity loss. As a result, academics and policymakers have been looking for alternative pathways to creating economic and societal value, whilst minimising adverse environmental impacts. The circular economy (CE) model of production and consumption, which promises to transform linear economic systems, is then rapidly being integrated within organisational sustainability initiatives. Companies are increasingly viewing the transition towards CE as an opportunity to implement innovative social responsibility practices. This increased commitment from companies to improving their CE implementation demands the development of guidelines to ensure meaningful and consistent external communication. Sustainability reports allow companies to display not only their commitment to sustainability but increase transparency of their business activities. As the CE model gains momentum in the private sector, reporting remains a viable pathway for stakeholders to ensure companies are being held accountable for achieving their sustainability objectives. With an absence of standardised guidelines for assessing and publishing progress towards circularity, the full potential of reporting as a tool to facilitate change towards improved corporate sustainability is not being realised. Early evidence suggests a low uptake of CE within sustainability reports and significant research gaps exist concerning the intersection of CE and sustainability reporting. Within this context, this research aims to explore and support the emergence of CE within corporate sustainability reporting practices and approaches. To achieve this aim, four research objectives are offered: 1) investigate how existent sustainability reporting approaches and literature guide companies to include CE issues within their corporate sustainability reports, 2) explore CE-related content within the corporate sustainability reports of sustainably-ranked companies, 3) capture the perspectives and experiences of companies disclosing CE within their corporate sustainability report and 4) provide recommendations to improve the feasibility of companies disclosing CE content. This thesis follows an interpretivist and inductive research design, utilising both qualitative and quantitative methods for data collection and analysis. More specifically, strategies include a systematic literature review, multiple content analyses, semi-quantitative surveys, semistructured interviews and focus groups. By conducting a mixed methods study with multiple data collection methods, the overall conclusions have been strengthened. The main results from this thesis constitute three appended research articles, aiming to contribute findings to both academic and industry discussions on CE. Within the outcomes of the first objective, CE was found to be included within only five of the fifteen sustainability reporting frameworks and approaches reviewed and most often included as: i) a voluntary issue within supplementary material; or ii) discussed within a single topic: resource or waste management. Furthermore, CE is most commonly described using the definition from the Ellen MacArthur Foundation and the responsibility for CE-data selection remains the responsibility of the company. The findings also suggest that companies seeking advice from these reporting frameworks will most likely not report CE issues at all or only qualitatively describe CE activities from a narrow waste management perspective. The outputs of the second objective determined that whilst CE is being explicitly mentioned within almost all of the sustainability reports analysed, very few integrated CE-content within each of the examined sustainability report elements. Specifically, CE was described in the CEO’s message of only 20% of companies and in 28% of the company’s materiality assessments. Moreover, companies were observed to be linking CE content superficially with the SDGs, with most instances being void of any quantitative justification. With respect to targets and indicators for CE, less than one third of companies were found to disclose them, with targets mostly measuring high-ranking circularity strategies and indicators mostly low-ranking circularity strategies. Overall, these findings signal two main representations of CE within corporate strategies: 1) CE is a major pillar; or 2) CE is an extension (or replacement) of existing waste and/or management issues. Within the third objective, investigated companies highlighted seven critical factors for CE disclosure, as well as several challenges to- and benefits of- externally communicating their CE data. With respect to relevance and feasibility, companies determined that generally, CE-content is relevant to all key content elements of sustainability reports, however, found the elements of ‘Risks and Opportunities’ and ‘Sustainability Performance’ to be the least feasible to develop and disclose CE data for. The outcomes of the fourth objective propose a number of practical recommendations relevant for practitioners of CE, sustainability reporting and those involved with general corporate sustainability. In particular, companies should prioritise identifying CE-related risks and opportunities, acknowledge the hierarchy of CE strategies when measuring and disclosing CE data, recognise CE as a powerful storytelling tool within corporate value creation and ensure that CE-related targets are accompanied by relevant indicators to avoid potential claims of greenwashing. Collectively, the chapters within this thesis provide numerous insights on achieving the central aim: to explore and support the emergence of CE within corporate sustainability reporting practices and approaches. In general, the findings of this research demonstrate that the integration of CE is not only evident but rapidly evolving within corporate sustainability reporting. This thesis concludes with theoretical reflections on the corporate perceptions of CE and its relationship with sustainability emerging within sustainability reports. Additionally, results reveal various synergies and limitations between perceptions of value within a CE and corporate value creation processes. This research presents a first attempt to support the integration of CE within corporate sustainability processes, establishing an overview of current reporting trends and shortcomings whilst also highlighting numerous opportunities for future work to facilitate and drive transparency within the transition towards a CE.pt_PT
dc.description.sponsorshipThis research was supported by the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Sklodowska-Curie grant agreement No 765198.pt_PT
dc.identifier.citationOpferkuch, Katelin - The integration of circular economy within corporate sustainability reporting [Em linha]: towards a framewok. [S.l.]: [s.n.], [2023]. 282 p.
dc.identifier.tid101712456pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13559
dc.language.isoengpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectRelatório de sustentabilidadept_PT
dc.subjectAvaliação da sustentabilidadept_PT
dc.subjectTaxonomia da União Europeiapt_PT
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt_PT
dc.subjectCircular economypt_PT
dc.subjectSustainability reportingpt_PT
dc.subjectCircularity indicatorspt_PT
dc.subjectDisclosure frameworkpt_PT
dc.subjectEU taxonomy regulationpt_PT
dc.subjectCorporate social responsibilitypt_PT
dc.titleThe integration of circular economy within corporate sustainability reporting: towards a framewokpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameOpferkuch
person.givenNameKatelin
person.identifier.orcid0000-0001-6820-1966
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa5792202-7515-4992-9fdc-ab2b7b8bb049
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya5792202-7515-4992-9fdc-ab2b7b8bb049
thesis.degree.nameTese de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento apresentada à Universidade Abertapt_PT

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