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Integração de ambientes 2D/3D em sistemas Web: uma experiência com plataformas de e-Learning

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Vitor
dc.contributor.authorGonçalves, Silviano Marques
dc.date.accessioned2021-04-23T09:45:57Z
dc.date.available2024-04-05T00:30:26Z
dc.date.issued2021-04-05
dc.date.submitted2021-04-23
dc.description.abstractTemos assistido a uma rápida evolução dos sistemas web, em particular dos ambientes virtuais de aprendizagem que estão constantemente a receber atualizações bem como vão surgindo novas plataformas para responder a necessidades específicas, é o caso das plataformas que permitem a criação de mundos virtuais 3D. Levando em conta estes aspetos surge a necessidade de explorar as potencialidades que a integração destas plataformas agregaria, por exemplo para o e-learning. O presente trabalho teve como objetivo o estudo e implementação de abordagens de integração de ambientes virtuais 3D em ambientes virtuais de aprendizagem, recorrendo a estratégias de gamificação como complemento para aumentar a motivação e melhorar o ensino e aprendizagem eletrónico (e-learning). Para tal foi criado um Ginásio Virtual 3D multiutilizador com sistema de chat utilizando o Unity, integrado a uma versão implementada do Moodle, tendo sido criado também um minicurso para contextualizar o mundo virtual e completar o protótipo. Este minicurso foi implementado numa plataforma Moodle instalada de raiz para esta investigação e foram usadas técnicas de gamificação para estimular a participação, a atenção e o interesse. Através dos resultados foi possível observar que do ponto de vista tecnológico assim como do ponto de vista de aceitação de estudantes e especialistas da área de exercícios físicos, que fizeram parte do experimento e posterior avaliação, é possível beneficiar o ensino/aprendizagem com abordagens como a que foi proposta desde que se tenha uma boa definição de objetivos de ensino e se tenham em conta outros fatores contextuais como a qualidade do acesso a Internet, a adequação e atualização dos dispositivos/equipamentos e demais condições de acesso.pt_PT
dc.description.abstractWe have seen a rapid evolution of web systems, in particular virtual learning environments that are constantly receiving updates as well as new platforms are emerging to respond to specific needs, such as platforms that allow the creation of 3D virtual worlds. Taking these aspects into account, there is a need to explore the potential that the integration of these platforms would add, for example for e-learning. This work aimed to study and implement approaches to integrate 3D virtual environments into virtual learning environments, using gamification strategies as a complement to increase motivation and improve e-learning and teaching. For this purpose, a multi-user 3D Virtual Gym with chat system was created using Unity, integrated with an implemented version of Moodle, and a short course was also created to contextualize the virtual world and complete the prototype. This short course was implemented on a Moodle platform installed from scratch for this investigation and gamification techniques were used to stimulate participation, attention and interest. Through the results it was possible to observe that from the technological point of view as well as from the point of view of acceptance of students and specialists in the area of physical exercises, who were part of the experiment and subsequent evaluation, it is possible to benefit teaching / learning with approaches such as which has been proposed as long as there is a good definition of teaching objectives and other contextual factors are taken into account, such as the quality of Internet access, the adequacy and updating of devices / equipment and other access conditions.pt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, Silviano Marques - Integração de ambientes 2D/3D em sistemas Web [Em linha]: uma experiência com plataformas de e-Learning. [S.l.]: [s.n.], 2020. 118 p.
dc.identifier.tid202707512
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/10681
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject2Dpt_PT
dc.subject3Dpt_PT
dc.subjectMundos virtuaispt_PT
dc.subjectElearningpt_PT
dc.subjectUnity 3Dpt_PT
dc.subjectPlataforma Moodlept_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subject3D Virtual Worldspt_PT
dc.subjectMoodlept_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.titleIntegração de ambientes 2D/3D em sistemas Web: uma experiência com plataformas de e-Learningpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Webpt_PT

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